Entenda como aumentar o score pode facilitar na contratação de empréstimos e até financiamentos.
Um score alto pode ser o reflexo do histórico financeiro de uma pessoa. Portanto, através dessa pontuação, é possível, por exemplo, determinar as taxas de juros de um empréstimo ou, além disso, a aprovação de um cartão de crédito. Esse número pode não significar nada para algumas pessoas, entretanto, para os bancos e instituições financeiras, essa pontuação diz muito sobre a maneira como elas lidam com suas contas. Dessa forma, entenda mais sobre esse número e saiba como aumentá-lo.
O que é Score?
O score de crédito, também conhecido como pontuação de crédito, é uma maneira de avaliar o histórico financeiro recente de cada consumidor ou empresa. Os bancos e instituições financeiras utilizam essa pontuação para analisar o risco de fornecer crédito ao cliente. Diante disso, o score é utilizado como uma ferramenta que mede a possibilidade de inadimplência do cliente. O cálculo que resulta no score é feito com base nas informações dos bancos de dados fornecidas por birôs de crédito, como o SERASA. Dentre essas informações estão o histórico de pagamento de dívidas, o número de consultas realizadas no CPF ou CNPJ, entre outros dados. Lembrando que, a pontuação do score de crédito pode variar de acordo com a metodologia utilizada pela empresa que realiza essa avaliação.
Os números do score variam de 0 a 1000 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência e maior a probabilidade de pagamento. Vale ressaltar que, o score é apenas uma das avaliações feitas pelos bancos, pois os mesmos podem levar em consideração outras informações antes de conceder o crédito, são elas: renda mensal, histórico de empregos, entre outras. Além disso, eles podem levar em consideração outras informações antes de conceder o crédito, como renda mensal, histórico de empregos, entre outras.
Como aumentar o Score?
Se você está em busca de crédito, confira algumas dicas para aumentar o seu score e melhorar as chances de ter um empréstimo ou financiamento aprovado com facilidade.
- Pague as contas em dia;
- Tenha um baixo índice de endividamento e não utilize toda a capacidade de crédito disponível. O recomendado é utilizar menos de 30% do limite total de crédito;
- Tenha uma variedade de tipos de crédito, como cartões, empréstimos ou financiamentos. No entanto, é crucial que você saiba como administrá-los adequadamente, caso contrário, pode haver riscos associados;
- Pague as dívidas antigas e limpe seu nome;
- Tenha um bom histórico de crédito;
- Consulte periodicamente seu histórico de crédito. É possível verificar gratuitamente através do SERASA, SPC Brasil e Boa Vista SCPC.
Qual a importância do Score?
Como já entendemos até aqui as maiores chances de obter crédito é através do score alto. Isso porque, uma pontuação alta é, na verdade, uma espécie de reputação financeira do cliente ou empresa. Portanto, manter uma boa pontuação de crédito é fundamental para garantir boas condições de financiamento e empréstimos. O score alto representa uma probabilidade maior do cliente ou empresa pagar suas contas em dia pelos próximos 6 meses.
Conheça as faixas de classificação do score:
0 a 300: muito baixo. Indica grande probabilidade de inadimplência;
301 a 500: baixo. Indica grande probabilidade de inadimplência;
501 a 700: bom. Indica baixa probabilidade de inadimplência;
701 a 1000: excelente. Indica uma probabilidade muito baixa de inadimplência