Conheça a importância de conhecer o seu público e assim saber exatamente o que ele espera do seu produto ou serviço.
Vender é desafiador, ainda mais em um mercado disputado como o de crédito. A transformação digital aumentou as chances de vendas, porém, fez com que a concorrência por um único lead também se tornasse maior. São muitos cliques, páginas e links vendendo o mesmo produto. Tudo com mais facilidade, agilidade e comodidade.
Mas, diante disso, como se destacar nessa imensidão de possibilidades que o cliente pode navegar? Viemos responder essa pergunta, para te ajudar a ser o escolhido pelo consumidor, sempre que ele precisar do seu produto ou serviço.
Portanto, vamos começar do início.
Como descobrir o seu público?
Parece difícil responder essa pergunta com tantas alternativas disponíveis pela internet. Porém, é necessário, primeiramente, entender e analisar dados, isso pode parecer complexo, mas vamos te ajudar a entender melhor como definir o seu perfil de cliente. Para isso, leve em consideração as seguintes informações:
- Gênero;
- Idade;
- Renda;
- Localização;
- Estilo de vida;
- Escolaridade;
- Entre outras.
Com isso, segmentar seus clientes é fundamental para saber como se comunicar com ele e umas das melhores ferramentas para fazer isso é o Google Analytics, uma plataforma gratuita do Google, que te fornece dados importantes sobre seus clientes.
O público-alvo, é o perfil de clientes com características comuns, que se interessam pelo seu produto ou serviço e que por consequência, deve ser atingido pela sua comunicação e estratégia de vendas.
Segmentar os consumidores facilita na hora de definir a melhor maneira de vender para eles.
Por isso, ao separar um público com características comuns, estamos fazendo uma segmentação conforme as necessidades e interesses dos clientes da sua empresa. Mas, você deve estar se perguntando qual a importância de segmentar um grupo de pessoas? A resposta é simples, garantir a assertividade na comunicação da sua empresa com os potenciais clientes que se interessam pelo produto ou serviço oferecido por ela. Além disso, quando você tem um público-alvo bem definido os custos diminuem e a chance de efetivar as vendas aumentam.
Quais as estratégias para conhecer o seu público?
Definir o público-alvo faz parte das estratégias traçadas pelo marketing e publicidade, áreas essenciais para o mercado de hoje, totalmente dominado pela internet. Entenda as reais vantagens de traçar um público-alvo:
- Utilizar o tráfego pago para criar campanhas que convertem mais vendas.
- Facilitar a abordagem com os clientes nas redes sociais e demais canais de comunicação.
- Aumentar as oportunidades de fechar boas vendas;
- Ajudar a definir estratégias assertivas e fazer sua empresa se diferenciar no mercado.
- Diminuir custos com estratégias que não funcionam para o público-alvo que não é o seu.
Como falar com o seu público?
Você precisa saber falar o mesmo “idioma” do seu cliente, oferecer a solução para as suas necessidades, entender o que ele realmente precisa, ter empatia e ser humano mesmo com tanta tecnologia ao nosso redor. Para isso, você precisa saber quem é o seu cliente, onde ele vive, o que gosta de fazer, o que espera da sua empresa, seu trabalho, seus hobbies, sua idade e entre outras coisas. Tudo isso, vai te ajudar a levar o seu produto ou serviço até ele, sabendo exatamente onde ele está e o que ele deseja. Para isso, entenda melhor na prática como saber quem é o público-alvo da sua empresa:
- Comece entendendo o mercado atual, como: tendências, cenário, concorrência e claro, os consumidores;
- Analise quais os pontos fortes e fracos do seu negócio, dê evidência para os diferenciais e tente resolver as fraquezas;
Diante disso, em meio a tantas empresas do mesmo ramo, disputando um lugar ao sol, você precisa mostrar ao seu cliente, que realmente é diferente dos demais.
Seja humano, ajude, dê atenção, mostre interesse e ofereça o que ele realmente precisa: a solução para a sua necessidade ou desejo.
É dessa forma que sua empresa será lembrada, mesmo tendo muitas outras por aí.