Funil de Vendas
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Já conhece o Funil de Vendas?

3 Min leitura

Entenda como funciona e qual a melhor maneira de aplicar as estratégias do funil de vendas na sua empresa para faturar mais.

O Inbound Marketing é uma das estratégias de marketing, que está diretamente ligado ao funil de vendas. O cliente, embora muitos nem saibam, passa por etapas até chegar ao ato de comprar um produto ou serviço. Entender esse processo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Por isso, preparamos esse artigo que vai te ajudar a conhecer cada etapa desse funil de vendas.

Você já ouviu falar em funil de vendas?

Trata-se de um modelo estratégico que demonstra toda a jornada pela qual o cliente passa para chegar até a compra, partindo do primeiro contato com a marca, até a aquisição do produto ou serviço. O funil de vendas possui etapas e gatilhos que tem o mesmo objetivo: efetivar uma venda.

Para iniciar o funil de vendas é necessário unir o departamento de marketing da empresa com a equipe comercial, ambos os setores precisam andar lado a lado, para garantirem a eficiência do funil. Tanto o marketing como o comercial são responsáveis pelo funil de vendas, cada setor atua em uma etapa do processo. Revisar e monitorar o funil de vendas é imprescindível para que ocorra a conversão de leads ao fim do processo.

Como funciona o topo do funil de vendas?

Como funciona o topo do funil de vendas?

A fase da descoberta e do aprendizado. Nesta etapa do processo, os clientes descobrem que têm uma necessidade ou um problema que precisam resolver, que até esse momento era desconhecido por eles. Essa é a fase de despertar a consciência. É essencial oferecer conteúdos completos no início do processo, com informações e até formulários, para coletar e utilizar os dados dos clientes como base para conhecer o público.

Portanto, é aqui que o Inbound Marketing entra, para ajudar a informar e mostrar a importância do produto ou serviço oferecido pela empresa.

Como funciona o meio do funil de vendas?

Nessa fase, os leads aparecessem e precisam ser trabalhados. Por isso, é hora de reconhecer o problema e de buscar pela solução. Eles buscam a resolução de suas necessidades e problemas, mesmo que ainda não saibam como fazer isso. A função da empresa é orientá-los com dicas, técnicas e conteúdos. Não é o momento de vender a qualquer custo, os clientes ainda não estão preparados, pois é preciso trabalhar a decisão de compra. Por isso, não tente vender a todo custo, ajude os clientes a amadurecerem a ideia, sem insistência e desespero. Deixe-os prontos para avançar nas próximas etapas do funil de vendas.

Como funciona o fundo do funil de vendas?

Chegou o momento da decisão. Agora é a hora da verdade, os leads qualificados se tornaram oportunidades de vendas. Nesta etapa, os clientes já estão prontos para efetuarem a venda e já podem ser abordados, por isso, é aqui que o comercial entra. O marketing trouxe os potenciais clientes até aqui, agora é a vez do time de vendas mostrar todo o seu poder de persuasão. O comercial neste momento deve oferecer a solução para o problema. Portanto, chegando até aqui, foi estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e os clientes. Diante disso, a sua marca é referência, mostre para eles que você é o parceiro certo. O funil de vendas chega ao fim quando a compra é efetuada e os leads se tornam clientes.

No projeto de Inbound Marketing as oportunidades passam para o CRM, os clientes atendem a todos os requisitos que o comercial precisa, para efetuar as vendas com eles.

O que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que é um sistema de vendas feito para registrar e organizar todo o histórico que um cliente em potencial  tem com a equipe comercial. Diante disso, o CRM é uma eficaz ferramenta para fazer abordagens mais eficientes.

À medida que a empresa cresce, controlar manualmente o histórico dos clientes é um desafio, por isso, é importante ter uma ferramenta que controle automaticamente e com precisão esse tipo de dado. Dessa forma, fica mais fácil atualizar, interpretar e compartilhar com a equipe as informações que serão usadas para a efetivação das vendas. Diante disso, o relacionamento com o cliente é feito com mais eficácia.

O que é Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing se traduzido literalmente para o português se torna “marketing de atração”, com isso, podemos entender melhor do que se trata. No Outbound Marketing, que em português significa marketing tradicional, os clientes procuram pela empresa, quando acham necessário. Portanto, os clientes são atraídos, através do Inbound Marketing, os clientes são atraídos por ela. Ou seja, a empresa não espera que os clientes necessitem dela, a mesma causa a necessidade neles. Através de ações, conteúdos para blogs ou sites, fazendo um trabalho de relacionamento. Criando conteúdos personalizados, que conversem com os clientes. Como uma maneira de educar os clientes e despertar neles, o desejo pelo produto ou serviço oferecido pela marca.

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