Como começar uma Startup
Mercado

Como começar uma Startup

3 Min leitura

Entenda o que é uma Startup, como começar um empresa desse tipo e qual é o seu impacto para a sociedade ao redor do mundo.

Um modelo de empresa totalmente novo, moderno e tecnológico que vem caindo no gosto do brasileiro, principalmente, dos mais jovens. Sim, as startups são o futuro, já que empreendedores mais novos têm escolhido investir nesses modelos.

As startups chegam para suprir a necessidade digital do mundo, com o avanço da tecnologia, as empresas não ficariam para trás. As empresas tradicionais já vem se adequando aos novos tempos, mas as Startups já nascem com esse propósito, focar na tecnologia e no universo digital, já que as startups são movidas a internet. Além disso, as Startups oferecem produtos e serviços totalmente inovadores e atrativos, em todas as áreas de atuação, trazendo soluções reais e inteligentes para a sociedade, possuindo um alto potencial de viralização.

O que é uma Startup?

Startup é um termo ainda muito desconhecido entre os brasileiros, muito embora tenha crescido exponencialmente, por aqui. Um modelo empresarial bastante popular nos EUA, que se traduzido para o português significa “empresa emergente”. Contudo, vamos ao que interessa, o que de fato é uma Startup?

Uma startup é um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja através da comercialização de um produto ou serviço, que seja oferecido para resolver um problema comum.
 Alguns critérios rondam as startups como o cenário incerto, já que o modelo geralmente é inovador e nunca foi feito antes por ninguém. A sustentabilidade do negócio também é um grande desafio para os empreendedores deste modelo de empresa.
Com isso, as startups são empresas de alto risco, principalmente no começo.

Portanto, podemos entender que apesar do risco, as Startups geram valor à sociedade, através de  ideias inovadoras.  Esse tipo de empresa é completamente diferente das empresas tradicionais, podemos destacar os benefícios aos colaboradores, o ambiente, o modelo de trabalho, inclusive oferecendo a possibilidade até de se tornar sócio da empresa para os colaboradores, por isso, as Startups sempre estão em busca de pessoas com perfil empreendedor, com um olhar inovador, para que possam ajudar a desenvolver o negócio.

Com tudo, concluímos que uma startup é uma empresa que possui um alto potencial e um alto risco. Geralmente, essas empresas começam do zero, sem muitos recursos e na maioria das vezes crescem rapidamente. Lembrando que, esse modelo é sempre muito ligado a tecnologia e ao universo digital.

Quais as diferenças entre uma empresa convencional e uma startup?

Quais as diferenças entre uma empresa convencional e uma startup

Atualmente, no Brasil são mais de 12 mil Startups, um número que cresce dia após dia.
Existem muitas empresas espalhadas pelo país, somos um país empreendedor, essas empresas abrem e fecham todos os dias, assim como as startups. A diferença da startup para uma empresa comum é bem simples, a Startup surge com o objetivo de resolver um problema ou uma necessidade que a sociedade possua. Podemos citar alguns exemplos de Startups que surgiram para trazer a solução para as pessoas ao redor do mundo, como: AirBNB que trouxe opções acessíveis de aluguéis em qualquer lugar, as pessoas puderam alugar suas próprias casas enquanto estavam desocupadas, por períodos menores.
O Uber é outro grande exemplo de startup que surgiu com a ideia de resolver o transporte em grandes cidades, oferecendo uma renda extra a quem tem um carro e valores muito mais acessíveis para quem não possui. Netflix, Spotify, HBO, também são bons exemplos oferecendo uma infinidade de músicas, filmes e séries para as pessoas por preços abaixo do mercado.

Quais as vantagens de uma Startup?

São muitas as vantagens de investir em uma Startup, conheça algumas delas:

Chance de crescimento e viralização: por mais que seja um investimento arriscado, esse é o principal motivo que faz as pessoas apostarem neste tipo de empresa.

Flexibilidade: esse modelo empresarial, diferente dos convencionais, garante mais flexibilidade nos horários e no ambiente de trabalho, que tendem a ser as tendências para o universo corporativo.

Ambiente colaborativo: essas empresas começam, geralmente, com recursos limitados, por isso as equipes são menores e os espaços abertos, que estimulam o trabalho em equipe.

Quais são as etapas para criar uma Startup?

Para iniciar uma startup é preciso seguir alguns passos. Entenda melhor como iniciar esse modelo empresarial na prática:

  • Pense e desenvolva uma boa ideia, lembrando que startups resolvem um problema apresentado na sociedade;
  • Invista na sua formação. Buscar conhecimento e estudar o modelo de negócios é fundamental;
  • Crie um bom plano de negócios, simule cenários favoráveis e desfavoráveis;
  • Para investir no negócio existem alguns tipos de financiamentos: Bootstrapping, investimento com recursos próprios. Crowdfunding, financiamento coletivo. Investidores: pessoas que investem dinheiro em troca de participação na empresa;
  • Busque os profissionais certos. Essas empresas precisam de pessoas visionárias e com perfil empreendedor;
  • Escolha o lugar certo. O espaço físico é muito importante, por isso, busque lugares que ofereçam as condições certas para a sua ideia de negócio.
  • Invista em comunicação. Não existem startups sem uma estratégia bem fundamentada de marketing.
  • Escolha as ferramentas certas, seja qual for a sua ideia de negócio, aposte em ferramentas que irão te auxiliar na rotina da sua empresa.

Leia também

Veja também
Mercado

Estratégias de marketing para vender mais empréstimos

4 Min leitura
Confira algumas estratégias de marketing para alavancar cada vez mais as suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. Quem não quer descobrir uma receita mágica para aumentar as vendas? O marketing pode ser essa receita, se bem aplicado…
Mercado

Regimes tributários: qual o melhor para a sua empresa

4 Min leitura
Conheça os três regimes tributários do Brasil e descubra qual deles é o mais adequado para o seu tipo de empresa Os regimes tributários são essenciais para manter as empresas funcionando corretamente sem nenhum tipo de problema. Por isso, é…
Mercado

As modalidades de crédito certas para cada cliente

5 Min leitura
Conheça as principais modalidades de crédito e qual a melhor para cada tipo de cliente de acordo com o seu perfil e sua necessidade. Existem diversas modalidades de crédito no mercado, cada uma com suas características, vantagens e finalidades. A…