Saiba mais sobre o Seguro Prestamista e como funciona a cobertura desse produto que vem crescendo no mercado.
O Seguro Prestamista cobre o pagamento de uma dívida caso o segurado não consiga arcar com ela, devido à inadimplência decorrente de algum dos eventos previstos na apólice. Trata-se de um produto ligado à obrigação assumida ao contratar um empréstimo ou financiamento, servindo de garantia para o banco ou instituição financeira que concede o crédito. A seguradora paga a indenização quando ocorre algum dos riscos que constam na apólice. Lembrando que, a contratação deste tipo de seguro é opcional.
O que é Seguro Prestamista?
O Seguro Prestamista é um tipo de seguro que possibilita a quitação ou amortização da dívida caso o segurado não tenha condições de assumi-la por algum dos eventos citados na apólice. Você pode utilizar este seguro para dívidas originárias de operações de crédito, como: cheque especial, cartão de crédito, parcelamento de compras de bens móveis no varejo, financiamento de imóveis ou de veículos, consórcios e empréstimos, entre outras modalidades.
Os riscos cobertos pelo Seguro Prestamista, também conhecidos como sinistros, são: morte, invalidez, incapacidade temporária, doenças graves e desemprego. Portanto, se por um acaso acontecer algum desses imprevistos com o segurado e por esses motivos, o mesmo não puder arcar com a dívida, a seguradora contratada cobre.
É preciso que o cliente observe e analise bem o contrato antes de adquirir o seguro, para se atentar aos riscos excluídos pelo produto. Por exemplo, em casos de desemprego, a indenização não se aplica se o beneficiário pedir demissão.
Para cada seguradora, banco ou instituição financeira as regras são diferentes, por isso, é importante sempre ler e entender o que consta no contrato antes de assiná-lo.
Qual o valor do Seguro Prestamista?
Este valor varia de acordo com a dívida vinculada, o prazo da operação e a idade do segurado. Portanto, o cliente paga um prêmio que varia conforme a idade do segurado e o valor da dívida, por exemplo.
Os valores dependem também das regras da seguradora. Se a correção constar previamente na apólice, o valor pode ser alterado. O mesmo acontece se o seguro for renegociado, com aumento de prazo e de valores.
Como funciona o Seguro Prestamista em caso de morte?
A cobertura por morte está inclusa em um dos pacotes básicos do Seguro Prestamista. A seguradora paga a indenização quando o sinistro é acionado e a documentação exigida é entregue. Se houver saldo remanescente, a pessoa indicada pelo segurado como segunda beneficiária é quem recebe o valor. Você pode fazer essa indicação no ato da contratação ou durante a vigência da apólice.
Lembrando que o Seguro Prestamista é opcional. Diante disso, é muito importante que a empresa ofereça o produto de forma clara, tornando a contratação evidente para o cliente. O cliente pode adquirir o seguro na hora da contratação do empréstimo ou financiamento, assim como durante o decorrer do contrato.