Entenda a Jornada de Compras do cliente. O que é e como funciona cada etapa desse processo importante para a sua empresa.
A Jornada de Compras é o processo pelo qual todo o cliente passa até chegar na conversão da venda. Portanto, esse caminho que leva o consumidor até a compra é formado por 4 etapas. Explicaremos cada uma delas no decorrer deste artigo.
O que é a Jornada de Compras?
A Jornada de Compras é o caminho que o cliente faz antes de efetuar uma compra. Ele pode nem perceber, mas todo consumidor leva um tempo para tomar a decisão de efetivamente adquirir um produto ou serviço. Esse tempo que antecede a compra é chamado de Jornada de Compras e cada etapa desta Jornada, que geralmente possui 4 etapas são elas “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”, fazem parte do funil de vendas. Também conhecida como buyer’s journey, a Jornada de Compras é fundamental para mapear o comportamento do público, lembrando que, precisamos entender que cada lead é uma persona com identidades e maturidades diferentes, pois cada cliente é único.
Qual a importância da Jornada de Compras?
A Jornada de Compras é importante para mapear o perfil do consumidor e como ele se comporta no processo que antecede a compra. Dessa forma, é possível analisar qual a melhor estratégia utilizar de acordo com a etapa que o cliente se encontra. Para isso, é importante entender o papel do Inbound Marketing neste processo.
Como o Inbound Marketing pode contribuir com a Jornada de Compras?
O Inbound Marketing, ou também conhecido como Marketing de Conteúdo, é a base para a Jornada de Compras do cliente. Isso porque, ao utilizar uma boa comunicação sobre o seu produto ou serviço, sobre a empresa e todas as melhorias que efetuar uma compra na sua empresa poderá ser benéfico para o cliente, ajuda a convencê-lo.
Tudo isso feito de maneira sútil. Por exemplo, blogs, sites, posts em redes sociais com dicas e entre outras estratégias ajudam o seu cliente a entender a importância da sua marca para a vida dele. Portanto, demonstrar que possui conhecimento e propriedade sobre o assunto referente ao produto ou serviço que a empresa oferece, garante melhores resultados.
Quais são as etapas da Jornada de Compras?
Conforme citamos acima, a Jornada de Compras possui etapas, por isso, entenda como funciona cada uma delas:
Aprendizado e Descoberta
Essa é a primeira etapa do processo, o início da jornada do consumidor, rumo à compra de um produto ou serviço. O cliente nessa fase não sabe que tem um problema, desejo ou necessidade, ele está no momento de despertar. Por isso, a empresa precisa capturar a sua atenção.
Reconhecimento do Problema
Nesta fase, o cliente já percebeu que tem um problema, desejo ou necessidade que precisa ser resolvido. Portanto, ele começa a pesquisar e a estudar sobre produtos ou serviços que podem resolver esse problema. Nesta fase, um blog ou site mostrando como a sua empresa pode atender a necessidade dele é fundamental.
Consideração da Solução
Depois de muita pesquisa, o cliente encontrou algumas soluções e começou a avaliá-las. É necessário que ele identifique que o seu produto ou serviço é uma dessas alternativas. Nessa fase, crie um senso de urgência, para que o consumidor não adie a compra.
Decisão de Compra
Chegamos ao fim da Jornada de Compra, agora, seu cliente já está pronto para tomar a decisão. Portanto, mostre os diferenciais da sua marca, a relação da empresa com os concorrentes e convença-o que o seu produto ou serviço é a escolha certa.
Qual a relação da Jornada de Compras com o Funil de Vendas?
A Jornada de Compras é todo o trajeto percorrido pelo cliente até efetuar a compra. Já o Funil de Vendas analisa cada estratégia que deve ser utilizada para convencer o cliente a chegar até o fim da jornada.
Dessa forma, o Funil de Vendas está diretamente ligado à Jornada de Compras e poderá te dar insights importantes para lidar com o seu cliente em cada uma das etapas da Jornada.
Para saber mais sobre o assunto leia também