ConsignadoMercado

Taxa Selic e Empréstimo Consignado: qual a relação?

2 Min leitura

A Selic é a taxa básica de juros que rege a economia, utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação.

Diante de tantos acontecimentos que movimentaram a economia e, principalmente, o segmento consignado. Preparamos essa pauta para explicar a importância e a relação entre Taxa Selic e Empréstimo Consignado.

O que é a taxa Selic?

A Selic foi criada em 1979, quando a economia brasileira passava por um período de grande inflação. Portanto, a taxa surgiu com o objetivo de controlar todas as alterações feitas pelo Banco Central, que resultam em baixa ou alta da inflação.

Até hoje, a Selic serve como termômetro para medir a situação econômica do país.

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, administrada pelo Banco Central, onde é negociado o título público federal. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados por esse sistema é a Selic. Em outras palavras, a Selic é a taxa básica de juros da economia, o principal meio de política monetária utilizado pelo Bacen para controlar a inflação. Portanto, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, como: taxas de empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras e entre outros.

Até hoje, a Selic serve como referência para a economia, uma ferramenta de controle da inflação que serve de indicador da situação econômica do país.

Qual a importância da Selic para o Empréstimo Consignado?

Qual a importância da Taxa Selic para o Empréstimo Consignado?

A taxa Selic interfere diretamente nos juros do consignado, assim como de qualquer outra modalidade de crédito. No caso do consignado que tem a taxa determinada por um teto, que atualmente se encontra em 1,80% ao mês, depois das recentes mudanças. Dessa forma, a instituição financeira decide o quanto pode cobrar de juros desde que esteja dentro do limite estabelecido.

Como calcular a Taxa Selic?

Existem muitos fatores analisados pelo Copom (Comitê de Política Monetária), para definir a Selic, alguns deles são: inflação, contas públicas, atividade econômica e o cenário externo. As mudanças acontecem porque a economia não é estável, portanto, é necessário que haja adequações que garantem que o dinheiro continue circulando. A Selic, atualmente, se encontra em 14,25% — valor fixado após reunião do Copom em 19 de março de 2025.

Como entender os indicadores da Selic?

De maneira simples, as mudanças na Selic alteram diretamente os rendimentos e as taxas de juros.

Portanto, os impactos dos aumentos ou reduções são refletidos na contratação de crédito e investimentos em todas as linhas de crédito disponíveis no mercado.

O que acontece com alteração na Taxa Selic?

Com as mudanças na Selic feitas pelo Banco Central, a rentabilidade dos títulos corrigidos também são alterados e com isso, o custo de captação dos bancos também muda. 

Ou seja, quando a Selic sobe, os juros dos empréstimos, financiamentos e cartões de crédito sobem também.

Quando a Selic cai, contratar um empréstimo fica mais barato, isso porque os juros das operações ficam menores. 

Conteúdo atualizado em: 21 de março de 2025

Veja também
Mercado

Como ser Correspondente Bancário home office?

10 Min leitura
Trabalhar como Correspondente Bancário home office é uma oportunidade cada vez mais buscada por profissionais de crédito que desejam uma rotina mais flexível. Então, se você tem interesse em seguir esse caminho, este texto é para você! Continue a leitura…
MercadoSegurança

Guia completo: certificação para Correspondente Bancário

8 Min leitura
Além de ser uma exigência legal, a certificação para Correspondente Bancário agrega valor ao profissional ou à empresa correspondente, aumentando a credibilidade perante os clientes e as instituições financeiras, além de melhorar a qualidade do atendimento e abrir mais oportunidades…
MercadoTecnologia e Segurança

IA no mercado financeiro: importância, vantagens e dicas

9 Min leitura
O uso de inteligência artificial generativa no setor financeiro está em expansão. Segundo a Statista, plataforma alemã de inteligência e visualização de dados, há previsão de um crescimento de mais de 28% até 2032. O mercado deve alcançar 9,5 bilhões…