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INSS: biometria facial e desbloqueio para Empréstimo Consignado

5 Min leitura

Muitas vezes, ao solicitar um Empréstimo Consignado, o beneficiário pode descobrir que, na verdade, o benefício dele está bloqueado para essa linha de crédito. Essa é uma medida de proteção imposta pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

No entanto, o que pouca gente sabe é que o desbloqueio pode ser realizado de forma fácil e rápida. É sobre isso que vamos falar neste texto! Mas com um bônus, a grande novidade do momento: o desbloqueio do Empréstimo Consignado do INSS via biometria facial.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona o bloqueio e desbloqueio do INSS para Empréstimo Consignado além da biometria facial do INSS? Continue a leitura deste texto até o final!

Benefício bloqueado para empréstimo INSS: o que significa?

Ter o benefício do INSS bloqueado para Empréstimo Consignado significa que o pensionista está impedido de usar o valor recebido como garantia na contratação de empréstimos, sem que uma autorização seja feita pelo próprio beneficiário antes da contratação.

Mas afinal, quem pode bloquear o benefício do INSS? O bloqueio pode ocorrer em três situações: após uma solicitação do próprio aposentado ou pensionista, por ser um benefício novo ou até mesmo de forma automática, judicialmente, pelo próprio INSS.

Entenda mais detalhes sobre cada uma delas.

Pode ser uma solicitação do próprio beneficiário

Em muitos casos, o próprio beneficiário pede o bloqueio para evitar fraudes ou por não querer mais usar o benefício como garantia de crédito.

Benefício novo

Às vezes, o bloqueio para Empréstimo Consignado ocorre automaticamente em benefícios novos.

Bloqueio automático ou judicial

O INSS pode bloquear o benefício por determinação judicial, suspeita de fraude ou por problemas cadastrais. 

Foi o que ocorreu após uma investigação revelar fraudes bilionárias envolvendo descontos indevidos em aposentadorias do INSS, conforme o DESPACHO DECISÓRIO PRES/INSS Nº 67, DE 7 DE MAIO DE 2025. De acordo com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), a “Operação Sem Desconto” apontou que cerca de 4,1 milhões de segurados receberam descontos ilegais, ou seja, feitos sem autorização formal, entre 2019 e 2024. Estima-se que o valor desviado chegue a R$ 6,3 bilhões.

Conforme o despacho, determinou-se “[…] o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de Empréstimo Consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício, podendo ser desbloqueado pelo segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade”.

Como fazer o desbloqueio do INSS para Empréstimo?

O desbloqueio do benefício pode ser feito pelo próprio titular. Portanto, o beneficiário pode, sim, realizar o desbloqueio da aposentadoria ou pensão para a contratação de novos empréstimos. 

A ação pode ser feita diretamente nos canais oficiais físicos e digitais do instituto. São eles:

Página inicial do aplicativo “Meu INSS”. Foto: Reprodução/INSS/Google Play.

Passo a passo: desbloqueio via app Meu INSS

Se você é beneficiário do INSS e deseja contratar empréstimo consignado, confira um passo a passo detalhado de como realizar o desbloqueio da modalidade via app Meu INSS.

Passo 1 — Acesse o aplicativo

Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o login com seu CPF e senha. Os dados são os mesmos utilizados na conta do Gov.Br.

Passo 2 — Busque “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”

Na página inicial, clique na lupa disponível no canto superior direito da tela. Na barra de pesquisa, digite Desbloqueio. Selecione a opção Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado. Escolha o benefício e toque em avançar.

Passo 3 — Faça o reconhecimento facial

Neste momento, você vai se deparar com a biometria facial do INSS! A funcionalidade será disponibilizada a partir de 23 de maio de 2025. 

Sendo assim, ao chegar nesta etapa, o sistema vai solicitar uma verificação facial. Toque em avançar. Leia com atenção as instruções e siga as recomendações para a selfie.

Enquadre bem seu rosto dentro da bolinha e espere a imagem ser processada. Depois, clique em avançar nas duas telas seguintes.

Atenção: em casos que o reconhecimento facial é inviável (por exemplo: uso de próteses ou desconfigurações faciais) ainda estão em análise pelo INSS. Não há, por enquanto, nenhuma definição definida.

Passo 4 — Preencha e atualize seus dados

Agora, informe o número do seu celular. O telefone fixo não é obrigatório. Insira seu e-mail para contato e confirme que você é o titular do benefício. Para isso, marque a opção A (“Não, eu sou o titular”), e avance.

Passo 5 — Anexe os documentos solicitados e concorde com os termos

Anexe as imagens do seu documento de identidade. Elas precisam estar salvas no seu celular. Envie primeiro o verso, depois a frente. Clique em enviar.

Aguarde os arquivos carregarem e toque em avançar. Clique em avançar mais uma vez.

Selecione a unidade do INSS como parte do processo e marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima”.

Passo 6 — Conclua a solicitação de desbloqueio

Avance novamente para concluir a solicitação e, pronto, seu pedido foi finalizado!

Você também pode conferir o passo a passo de como fazer o desbloqueio do INSS para Empréstimo no vídeo a seguir.

Prazo para desbloqueio

Depois do beneficiário concluir a solicitação de desbloqueio, o INSS define como prazo o período de 30 dias corridos para a liberação de Empréstimos Consignados. Mas não é uma regra, o período pode variar a depender da demanda, da validade dos documentos entregues e do reconhecimento facial.

O acompanhamento do desbloqueio pode ser feito por meio do app ou site do Meu INSS em “Extrato de Empréstimo Consignado”.

Fim do prazo mínimo de 60 dias

Também a partir de 23 de maio de 2025, os benefícios bloqueados por solicitação do titular ou pelo INSS (motivo = 1) poderão ser desbloqueados a qualquer momento, sem necessidade de aguardar 60 dias.

Mais segurança nas operações do Consignado

Como você notou, todas essas ações foram tomadas pelo INSS como uma medida de segurança. Esse cruzamento de informações, unido à biometria facial, vai garantir mais confiabilidade nas transações, o que vai determinar se os serviços serão realizados de forma automática ou deverão passar por uma análise do servidor.

Há 20 anos, a Bevi atua no mercado de crédito com propósito, transparência e, acima de tudo, compromisso com quem confia em nosso trabalho. Por isso, ao longo dessa trajetória, temos nos dedicado a ações que protegem parceiros e clientes por meio de medidas de segurança e práticas eficazes de prevenção às fraudes. Conheça nossas ações na imagem abaixo.

Ah, e lembre-se que a contratação de novas operações de margem, refinanciamento, portabilidade e novos cartões dependerá exclusivamente do desbloqueio do benefício pelo cliente. Oriente-o!

Além disso, as operações de saque complementar continuarão liberadas, inclusive para clientes bloqueados. Fique atento e acompanhe o Blog Bevi para mais atualizações sobre o mercado de Consignado e outras modalidades de crédito!

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