Produtos BeviSeguro

Você sabe para que serve o Seguro Prestamista? Entenda!

4 Min leitura

Quem já fez ou está pensando em fazer um financiamento, empréstimo ou consórcio, já pode ter ouvido o termo “Seguro Prestamista” — talvez até sem entender muito bem o que ele significa. Mas afinal, o que é e para que serve o Seguro Prestamista na prática?

De forma sucinta, pode-se dizer que o Seguro Prestamista é uma proteção financeira que faz toda a diferença em momentos difíceis, como desemprego, invalidez ou até mesmo falecimento. Neste post, vamos explicar com mais detalhes o que é esse tipo de seguro, como ele funciona e por que ele pode ser importante para o consumidor. Boa leitura!

O que é e para que serve Seguro Prestamista?

O Seguro Prestamista é um tipo de seguro que possibilita a quitação ou amortização da dívida caso o segurado não tenha condições de assumi-la por algum dos eventos citados na apólice. Ele pode utilizar este seguro para dívidas originárias de operações de crédito como:

Os riscos cobertos pelo Seguro Prestamista, também conhecidos como sinistros, são: morte, invalidez, incapacidade temporária, doenças graves e desemprego. Portanto, se por um acaso acontecer algum desses imprevistos com o segurado e, por esses motivos, o mesmo não puder arcar com a dívida, a seguradora contratada cobre.

O Seguro Prestamista é uma proteção financeira que pode fazer toda a diferença em momentos difíceis, como desemprego, invalidez ou até mesmo falecimento.

No entanto, é preciso que o cliente observe e analise bem o contrato antes de adquirir o seguro, para se atentar aos riscos excluídos pelo produto. Em casos de desemprego, por exemplo, a indenização não se aplica se o beneficiário pedir demissão.

Vale salientar que para cada seguradora, banco ou instituição financeira, as regras são diferentes. Por isso, é importante sempre ler, entender e explicar o que consta no contrato antes de assiná-lo. Assim, o cliente poderá sanar dúvidas e confirmar que compreendeu as características do produto.

Público-alvo do Seguro Prestamista

O Seguro Prestamista é acessível a um público amplo, podendo ser contratado por pessoas entre 18 e 79 anos, conforme as regras de cada instituição financeira. No entanto, para contar com essa proteção, é necessário que ele esteja vinculado a algum tipo de operação de crédito, como empréstimos, financiamentos ou consórcios, desde que haja um contrato ativo nessas modalidades.

Sim, o Seguro Prestamista é uma medida legal. Porém, o consumidor não pode ser compelido à contratação, ou seja, a venda não pode ser imposta como requisito indispensável para o consumidor, pois pode ser considerada venda casada, prática comercial abusiva conforme os termos do artigo 39, I do Código de Defesa do Consumidor.

Qual o valor do Seguro Prestamista?

O valor de um Seguro Prestamista varia de acordo com a dívida vinculada, o prazo da operação e a idade do segurado. Sendo assim, o cliente paga um prêmio que varia conforme a idade do segurado e o valor da dívida, por exemplo. Os valores também dependem das regras da seguradora. Se a correção constar previamente na apólice, o valor pode ser alterado. O mesmo acontece se o seguro for renegociado, com aumento de prazo e de valores.

Como funciona o Seguro Prestamista em caso de morte?

A cobertura por morte está inclusa em um dos pacotes básicos do Seguro Prestamista. A seguradora paga a indenização quando o sinistro é acionado e a documentação exigida é entregue. Se houver saldo remanescente, a pessoa indicada pelo segurado como segunda beneficiária é quem recebe o valor. Você pode fazer essa indicação no ato da contratação ou durante a vigência da apólice.

Qual o valor do Seguro Prestamista?
A cobertura por morte está inclusa em um dos pacotes básicos do Seguro Prestamista.

O Seguro Prestamista é obrigatório?

Não! O Seguro Prestamista é opcional. Diante disso, é muito importante que a empresa ofereça o produto de forma clara, tornando a contratação evidente para o cliente. O consumidor pode adquirir o seguro na hora da contratação do empréstimo ou financiamento, assim como durante o decorrer do contrato.

Todo empréstimo Consignado tem Seguro Prestamista?

Nem todo empréstimo consignado possui Seguro Prestamista incluso. A contratação desse seguro depende das condições estabelecidas pela instituição financeira e do que foi acordado no momento da assinatura do contrato.

No entanto, no caso específico do empréstimo consignado, como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do INSS, e o risco de inadimplência é considerado muito baixo, o Seguro Prestamista, geralmente, não é obrigatório.

Por isso, para saber se um Empréstimo Consignado tem ou não Seguro Prestamista, o ideal é consultar o contrato assinado ou pedir esclarecimentos diretamente à instituição financeira. Verificar o extrato de pagamento também pode ajudar, já que muitas vezes o valor do seguro aparece como um item separado, identificado pelo nome do serviço ou da seguradora.

Gostou deste conteúdo? Agora que você já sabe o que é e para que serve o Seguro Prestamista, continue navegando pelo Blog Bevi e confira mais informações sobre o mercado financeiro, o setor de Corbans e outros assuntos!

Veja também
CréditoProdutos Bevi

O que são linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas?

7 Min leitura
Você sabe o que são linhas de crédito? Elas fazem parte do universo financeiro e, apesar de se referirem a um assunto simples, podem confundir muita gente. Isso porque existem muitas alternativas disponíveis e que podem ser contratadas via Bancos…
Produtos Bevi

Marketing para Consórcio: 11 dicas para alcançar novos leads

7 Min leitura
As vendas de cotas no sistema de Consórcios avançou 25,9% no 1º bimestre de 2025, enquanto os créditos contratados cresceram 39,9%. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o período foi marcado também pela quebra…
ConvêniosProdutos Bevi

Entenda quais servidores fazem parte do SIAPE

7 Min leitura
A partir da necessidade do Governo Federal em compreender as despesas no pagamento dos servidores públicos federais, sejam eles ativos, aposentados ou pensionistas, foi implementado o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) em 1989. Mas afinal, quais servidores…