Mercado

Público-alvo e a sua importância para vender mais

3 Min leitura

Conheça a importância de conhecer o seu público e assim saber exatamente o que ele espera do seu produto ou serviço.

Vender é desafiador, ainda mais em um mercado disputado como o de crédito. A transformação digital aumentou as chances de vendas, porém, fez com que a concorrência por um único lead também se tornasse maior. São muitos cliques, páginas e links vendendo o mesmo produto. Tudo com mais facilidade, agilidade e comodidade. 

Mas, diante disso, como se destacar nessa imensidão de possibilidades que o cliente pode navegar? Viemos responder essa pergunta, para te ajudar a ser o escolhido pelo consumidor, sempre que ele precisar do seu produto ou serviço. 

Portanto, vamos começar do início.

Como descobrir o seu público?

Parece difícil responder essa pergunta com tantas alternativas disponíveis pela internet. Porém, é necessário, primeiramente, entender e analisar dados, isso pode parecer complexo, mas vamos te ajudar a entender melhor como definir o seu perfil de cliente. Para isso, leve em consideração as seguintes informações:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Renda;
  • Localização;
  • Estilo de vida;
  • Escolaridade;
  • Entre outras.

Com isso, segmentar seus clientes é fundamental para saber como se comunicar com ele e umas das melhores ferramentas para fazer isso é o Google Analytics, uma plataforma gratuita do Google, que te fornece dados importantes sobre seus clientes.

O público-alvo, é o perfil de clientes com características comuns, que se interessam pelo seu produto ou serviço e que por consequência, deve ser atingido pela sua comunicação e estratégia de vendas. 

O público-alvo, é o perfil de clientes com características comuns, que se interessam pelo seu produto ou serviço e que por consequência, deve ser atingido pela sua comunicação e estratégia de vendas. 

Segmentar os consumidores facilita na hora de definir a melhor maneira de vender para eles. 

Por isso, ao separar um público com características comuns, estamos fazendo uma segmentação conforme as necessidades e interesses dos clientes da sua empresa. Mas, você deve estar se perguntando qual a importância de segmentar um grupo de pessoas? A resposta é simples, garantir a assertividade na comunicação da sua empresa com os potenciais clientes que se interessam pelo produto ou serviço oferecido por ela. Além disso, quando você tem um público-alvo bem definido os custos diminuem e a chance de efetivar as vendas aumentam.

Quais as estratégias para conhecer o seu público?

Definir o público-alvo faz parte das estratégias traçadas pelo marketing e publicidade, áreas essenciais para o mercado de hoje, totalmente dominado pela internet. Entenda as reais vantagens de traçar um público-alvo:

  • Utilizar o tráfego pago para criar campanhas que convertem mais vendas.
  • Facilitar a abordagem com os clientes nas redes sociais e demais canais de comunicação.
  • Aumentar as oportunidades de fechar boas vendas;
  • Ajudar a definir estratégias assertivas e fazer sua empresa se diferenciar no mercado.
  • Diminuir custos com estratégias que não funcionam para o público-alvo que não é o seu.

Como falar com o seu público?

Você precisa saber falar o mesmo “idioma” do seu cliente, oferecer a solução para as suas necessidades, entender o que ele realmente precisa, ter empatia e ser humano mesmo com tanta tecnologia ao nosso redor. Para isso, você precisa saber quem é o seu cliente, onde ele vive, o que gosta de fazer, o que espera da sua empresa, seu trabalho, seus hobbies, sua idade e entre outras coisas. Tudo isso, vai te ajudar a levar o seu produto ou serviço até ele, sabendo exatamente onde ele está e o que ele deseja. Para isso, entenda melhor na prática como saber quem é o público-alvo da sua empresa:

  • Comece entendendo o mercado atual, como: tendências, cenário, concorrência e claro, os consumidores;
  • Analise quais os pontos fortes e fracos do seu negócio, dê evidência para os diferenciais e tente resolver as fraquezas;

Diante disso, em meio a tantas empresas do mesmo ramo, disputando um lugar ao sol, você precisa mostrar ao seu cliente, que realmente é diferente dos demais.

Seja humano, ajude, dê atenção, mostre interesse e ofereça o que ele realmente precisa: a solução para a sua necessidade ou desejo.

É dessa forma que sua empresa será lembrada, mesmo tendo muitas outras por aí.

Leia também

Veja também
Mercado

Entenda o que faz um Correspondente Bancário e as vantagens

9 Min leitura
Você já se perguntou “o que faz um Correspondente Bancário”? Se você deseja se aprofundar ainda mais sobre essa que tem se tornado uma das áreas mais promissoras do mercado financeiro, encontrou o conteúdo certo! Considerando que a profissão ainda…
ConsignadoMercadoProdutos BeviTecnologia e Segurança

INSS: biometria facial e desbloqueio para Empréstimo Consignado

5 Min leitura
Muitas vezes, ao solicitar um Empréstimo Consignado, o beneficiário pode descobrir que, na verdade, o benefício dele está bloqueado para essa linha de crédito. Essa é uma medida de proteção imposta pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  No…
MercadoSegurança

Certificação para Correspondente Bancário: guia completo

7 Min leitura
Além de ser uma exigência legal, a certificação para Correspondente Bancário agrega valor ao profissional ou à empresa correspondente, aumentando a credibilidade perante os clientes e as instituições financeiras, além de melhorar a qualidade do atendimento e abrir mais oportunidades…