Entenda o que é e como montar um call center
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Call center: entenda a importância da tecnologia para a sua empresa

4 Min leitura

Ter um call center na sua empresa pode te ajudar a vender cada vez mais e ainda otimizar tempo de produção.

O call center é uma excelente estratégia para qualquer segmento, mas principalmente, para o mercado de crédito, isso porque, proporciona agilidade, profissionalismo e rapidez no atendimento, sem contar que garante ainda a fidelidade dos clientes e a personalização na forma de atender. 

Se você é corban e pretende implantar o sistema em sua empresa, esse artigo vai te ajudar a dar início ao projeto.

O que é um call center?

Antes de entender como implantar um call center em sua empresa, é importante saber o que é de fato uma central de atendimento e a sua importância para melhorar os resultados do seu negócio. 

A tradução de call center é “central de chamada”, mas é importante ressaltar que o departamento faz muito mais que apenas receber e efetuar chamadas telefônicas. Isso porque um call center tem alguns objetivos como: vendas, marketing, comunicação de uma maneira geral e telemarketing.

Além disso, a central pode funcionar também como um SAC ou telemarketing, solucionando as principais dúvidas dos clientes e garantindo uma experiência completa para o consumidor.

Qual a importância de um call center para a empresa?

O call center é um canal de relacionamento direto entre cliente e empresa, que se popularizou no Brasil após a privatização da Telebrás, em 1988. Outro fator importante que contribuiu para a expansão do setor foi a criação, em 1990, do Código de Defesa do Consumidor, que passou a obrigar as empresas a atenderem com mais atenção às solicitações dos clientes.

Portanto, o call center pode atuar em diversos serviços de venda, pesquisa, cobrança, atualização de cadastro, confirmação de presença, telemarketing, agendamento, atendimento às sugestões e reclamações dos clientes e entre outras. Diante disso, conclui-se que o call center é um importante canal  de contato com clientes e fornecedores, responsável por aumentar as vendas, fidelizar clientes, garantir um atendimento personalizado, proporcionar credibilidade e segurança, agilizar e otimizar tempo, reduzir custos, entre muitas outras vantagens.

Como implantar um call center na sua empresa?

Como implantar um call center na sua empresa?

Chegando aqui você já percebeu a importância desse canal para uma empresa. Portanto, agora vamos te ajudar a entender todo o processo de implantação.

Passo 1: Plano

Definir um plano de negócio é o primeiro passo para iniciar essa caminhada rumo ao sucesso do atendimento da sua empresa.

Contudo, através de um projeto de implantação é possível entender melhor sobre os riscos ou eventuais problemas que um call center pode apresentar e, com isso, corrigi-los e até evitá-los. Dessa forma, recomendamos um amplo estudo do mercado e do segmento onde sua empresa está inserida, levantando informações como:

  • Estratégias para aumentar as vendas;
  • Planejamento de marketing;
  • Custos;
  • Estrutura física;
  • Perfil das pessoas envolvidas no projeto.

Feito isso, fica muito mais fácil iniciar o projeto de implantação de um call center na sua empresa.

Passo 2: Estabeleça um objetivo

Qual a necessidade da sua empresa precisa ser suprida pelo call center?
Respondida essa pergunta é possível ter uma boa noção de como começar o seu setor de atendimento. Existem vários objetivos para um call center como: vender mais, fidelizar clientes, melhorar o relacionamento com o consumidor, criar uma base de dados, SAC, telemarketing e muito mais. Você pode escolher mais de um objetivo e começar a operar dentro da sua organização.

Passo 3: Escolha o tipo de operação

Selecionar o tipo de operação é um dos passos mais importantes, pois assim é possível nortear o planejamento da implantação. Entenda quais são os tipos e qual deles atende as necessidades da sua empresa.

Call Center Ativo:  localiza os clientes e realiza chamadas. Tem como objetivo aumentar as vendas ou efetuar cobranças.

Call Center Receptivo: recebe os contatos dos clientes. Neste caso, a equipe fica responsável por atender qualquer tipo de comunicação feita pelo próprio cliente. Seu principal objetivo é fortalecer o relacionamento do cliente com a empresa, fidelizando os consumidores.

Call Center Misto: Uma abordagem completa. Recebendo e efetuando contato com os clientes. Uma junção dos tipos citados acima.

Passo 4: Todo o processo deve ser legalizado

É muito importante estar dentro do que determina a Lei do SAC. Estudar e aplicar o que está vigente no decreto. Dessa forma, é possível evitar advertências e multas.

Passo 5: Use a tecnologia

A tecnologia facilita o trabalho, otimiza o tempo e garante a segurança nas operações da sua empresa. Além de garantir a credibilidade e a confiança do cliente.

Dessa forma, chatbots e inteligência artificial são alguns dos meios mais utilizados. Outra grande vantagem é a redução de custos que a implantação desses recursos traz para a empresa.

Conheça outras ferramentas que podem ser implantadas no seu call center, como CRM, Disparo de SMS e entre outras.

Conheça outras ferramentas

Passo 6: Planejamento financeiro

Efetuar a implantação de um call center requer um bom investimento em aparelhos, equipamentos, softwares, contratações e treinamentos.

Tudo isso tem custos e são investimentos com retorno a médio e longo prazo.

Passo 7: Invista em treinamento

Treinar a sua equipe é essencial para o bom funcionamento do call center. Dê feedbacks, ofereça incentivos como premiações ou bonificações, estabeleça metas, reconheça e comemore até as pequenas conquistas.

Pronto, agora você já pode implantar um call center na sua empresa de maneira segura e organizada.

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