Entenda como o saldo devedor do consignado pode aumentar as suas oportunidades de rentabilizar ainda mais uma mesma operação.
Para atuar na carreira de correspondente bancário é necessário conhecer a fundo tudo sobre os produtos financeiros, os quais a sua empresa irá ofertar. Isso porque, quando se entende do assunto fica muito mais fácil vender e aproveitar todas as oportunidades que as modalidades podem oferecer. No caso do consignado, por exemplo, existe o saldo devedor, que pode te ajudar a vender mais em uma única operação. Quer saber como? Acompanhe esse conteúdo que preparamos para você.
O que é saldo devedor?
O saldo devedor é fundamental tanto para o cliente, como para o correspondente bancário. Este saldo pode ser uma excelente oportunidade de fazer outras operações em uma única, como portabilidade e refinanciamento. Além disso, através dessa informação é possível saber se o cliente pode fazer mais um empréstimo, caso haja margem disponível.
Vale lembrar que, existem diversas opções de empréstimo consignado, como:
- Empréstimo consignado para pensionistas do INSS;
- Empréstimo Consignado para Forças Armadas;
- Empréstimo Consignado para SIAPE;
- Empréstimo Consignado para trabalhadores com saldo no FGTS;
- Entre outras.
Cada uma dessas opções tem suas próprias características, porém, o que ambas têm em comum são as vantagens consignáveis e a possibilidade de calcular o saldo devedor para assim, saber se o cliente ainda tem margem para outros empréstimos e consultar a possibilidade de fazer uma portabilidade ou refinanciamento da mesma operação.
Ressaltando que, o saldo devedor leva em consideração o Custo Efetivo Total (CET), ou seja, o valor total da dívida e não somente o valor solicitado pela taxa de juros.
Agora você já começa a entender a importância de saber mais sobre as especificações de cada modalidade e também o saldo devedor de cada uma delas.
Como calcular o saldo devedor bruto do empréstimo consignado?
O cálculo do saldo devedor bruto é feito através de uma operação muito simples. Basta multiplicar o valor da parcela descontada da folha de pagamento do cliente, pela quantidade de parcelas que ainda faltam serem pagas. Lembrando que, essa regra não inclui a quitação antecipada. Os saldos devem ser validados com o banco ou instituição financeira para se obter o valor exato, a conferência pode ser feita pelo DED (Demonstrativo de evolução da Dívida).
Como calcular o saldo devedor líquido do empréstimo consignado?
Para calcular o saldo líquido é necessário entrar em contato com o banco ou instituição financeira responsável pelo empréstimo. Isso porque, para saber exatamente esse valor é preciso desconsiderar o valor da taxa de juros que seria cobrada, em casos de antecipação do pagamento.
Vale ressaltar que, o crédito consignado é descontado diretamente na folha de pagamento do cliente, portanto, a antecipação das parcelas só pode ser feita caso o banco emita um boleto para esse pagamento. Para que dessa forma, não haja duas cobranças no salário ou benefício do cliente.
Qual a importância de saber sobre o saldo devedor do cliente?
Conhecer sobre o saldo devedor do cliente é necessário para que dessa forma o correspondente bancário possa saber quais as possibilidades de negócio o cliente pode ter. Além disso, essa informação pode ajudar a encurtar os laços entre empresa e consumidor, causando confiança e aumentando as chances de novos negócios. Outra grande vantagem de poder ajudar o cliente a fazer uma portabilidade, refinanciamento ou apenas saber qual margem ele ainda tem para utilizar com outras modalidades.
Essas informações, portanto, fazem parte de um pós-venda de qualidade. Isso porque, vender não significa apenas, fechar um contrato e fim da linha. Vender é criar um relacionamento de fidelidade, assim, sempre que precisar o cliente saberá quem procurar e também poderá indicar sua empresa a outras pessoas.