Conheça mais sobre o Cartão Benefício Consignado, a mais nova modalidade de crédito do mercado que possui margem exclusiva e inúmeras vantagens.
Em 2022, tivemos o aumento de 5% da margem consignável que foi direcionado para uma nova modalidade de crédito, o Cartão Benefício, destinado a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, o novo cartão chegou recentemente ao mercado, mas tem movimentado a economia nacional, isso porque possui diversas vantagens e pode ser utilizado como um cartão de crédito convencional. Diante disso, entenda melhor como funciona esta nova opção de cartão:
O que é Cartão Benefício Consignado?
Este ano, através da Lei n° 14.431/2022, a margem consignável INSS passou para 45%, desta forma, o Cartão Benefício Consignado chegou ao mercado, uma nova modalidade de crédito com margem de 5% exclusiva, destinada para servidores públicos municipal, estadual e federal, aposentados e pensionistas do INSS, incluindo beneficiários do BPC Loas e representantes legais, inclusive com beneficiários menores de idade. Além disso, o Cartão Benefício Consignado pode ser utilizado para fazer compras à vista ou parceladas, saques e muitos outros benefícios, contudo, o Cartão Benefício pode ser utilizado ainda com operações de empréstimo e cartão de crédito consignado.
Como funciona o Cartão Benefício Consignado?
A utilização do Cartão Benefício Consignado depende da reserva de cartão consignado. Porém, é importante ressaltar que os limites, faixas etárias e demais regras vão variar de acordo com o banco. Mas de forma geral, o beneficiário deve ter entre 18 a 80 anos e, para as idades mais avançadas, o beneficiário pode contratar de acordo com o banco ou instituição financeira.
Além disso, os beneficiários podem sacar até 70% do limite disponível, sendo os outros 30% restantes, para as demais operações, parte da fatura é descontada diretamente na folha de pagamento do beneficiário ou servidor público, o que faz com que a modalidade aceite negativados. Portanto, por se tratar de uma modalidade consignável, possui juros bem menores do que as outras alternativas.
Quais as vantagens do Cartão Benefício Consignado?

Dessa forma, Cartão Benefício Consignado chegou recentemente ao mercado, mas vem se destacando por conter muitos benefícios para o consumidor. Fator primordial para tornar o produto extremamente atrativo. Por isso, conheça agora, as vantagens desta nova modalidade:
Não compromete a margem;
Com o aumento da margem consignável para 45%, sendo 5% reservados exclusivamente para o Cartão Benefício, a margem para contratação de novos empréstimos e Cartão Consignado não serão afetadas.
Desconto direto na folha de pagamento;
Os beneficiários poderão comprometer os 5% da renda para utilizar o Cartão Benefício. Dessa forma, o valor mínimo das parcelas serão descontadas automaticamente do benefício ou salário. Vale mencionar que se o gastos adicionais excederem o valor da fatura, a mesma deverá ser paga à parte, por meio de boleto.
Compras on-line e em estabelecimentos físicos;
Assim como um cartão de crédito convencional, com o Cartão Benefício Consignado é possível realizar compras on-line ou físicas, parceladas ou à vista, desde que haja limite para isso, fator que varia de acordo com o valor do benefício recebido, ou regras de cada banco.
Não há anuidade;
Um dos maiores problemas quando se trata de cartão de crédito convencional é a cobrança de anuidade, pois os valores podem ser muito altos. Mas com o Cartão Benefício esta não é uma preocupação para os beneficiários, pois não há cobrança de anuidade,
Seguro de vida;
Um dos maiores diferenciais desta nova modalidade é o seguro de vida, um direito obrigatório para os beneficiários que a contratarem. O valor mínimo deste seguro é de R$ 2 mil, atualizado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), sem restrição de causa por morte. Vale esclarecer que, não se trata de venda casada, o seguro de vida é vinculado ao cartão, sem cobranças.
Mas lembrando que a apólice do seguro deve conter os beneficiários do titular do cartão.
Em casos de não apontamento do beneficiário, o benefício é destinado aos herdeiros, como consta na Lei.
Auxílio Funeral;
Existe ainda a possibilidade do pagamento de um auxílio funeral de no mínimo R$ 2 mil, com prazo de 2 anos, contados desde a contratação do cartão. O valor do auxílio funeral, pode ainda ser pago em pecúnia, com prazo de até 5 dias úteis, contados a partir da solicitação. Porém, há também a possibilidade de pagamento a partir da prestação de serviços, mas com aviso prévio ao beneficiário.
Descontos em medicamentos;
Mais um benefício exclusivo oferecido gratuitamente aos beneficiários são os descontos em farmácias e drogarias conveniadas.
Possibilidade de sacar até 70% do limite;
O saque complementar é mais uma possibilidade oferecida por esta nova modalidade, garantindo acesso ao dinheiro extr, que pode ser utilizado como o cliente desejar.
Disponível para negativados;
O Cartão Benefício tem parte da fatura descontada diretamente na folha de pagamento do cliente, fator que diminui o risco de inadimplência, fazendo com que o mesmo possa ser contratado por negativados.
Cartão internacional;
Uma excelente opção para quem vai viajar para o exterior, o Cartão Benefício é aceito fora do país também.
Liberação de dinheiro extra;
O Cartão Benefício é uma ótima alternativa para quem precisa de crédito extra e já tem a margem comprometida com empréstimo ou Cartão Consignado, o saque complementar pode ser contratado no momento da solicitação do cartão, portanto, ao ser aprovado pelo banco o valor do dinheiro já é depositado na conta do cliente, entretanto, o que significa que antes mesmo do cartão chegar, o cliente já pode utilizar o dinheiro.
Quais as diferenças entre Cartão Consignado e Cartão Benefício Consignado?
Chegando até aqui você deve estar se perguntando, mas qual a diferença entre o Cartão Consignado, um velho conhecido do mercado e o Cartão Benefício Consignado uma modalidade nova? A maioria hoje em dia paga suas contas com cartões de crédito convencionais, principalmente com tantas alternativas presentes no mercado. Porém, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS possuem duas excelentes opções para escolher. Ambas são vantajosas e econômicas, conheça agora as principais diferenças entre elas.
Cartão Consignado
O Cartão Consignado é um cartão de crédito convencional, a principal diferença é que apenas o público do consignado pode solicitá-lo. Outra grande característica é o pagamento mínimo da fatura que é descontado direto da folha de pagamento e as taxas de juros são bem menores, assim como o empréstimo consignado. Além disso, negativados podem solicitar o cartão consignado sem nenhum problema. É possível ainda fazer compras em estabelecimentos físicos e on-line, parceladas ou à vista e sacar parte do limite disponível. Ele também não possui anuidade e pode ter o limite de até 2x o salário do tomador.
Cartão Benefício Consignado
O Cartão Benefício Consignado tem particularidades únicas, que o torna diferente do Cartão Consignado, como: possibilidade de sacar parte do limite em até 24h, seguro de vida incluso e obrigatório, sem nenhum custo, descontos exclusivos em farmácias e drogarias conveniadas, auxílio funeral incluso e obrigatório, limite do cartão pode ser até 3x o salário do beneficiário, entre outras.
Leia também o artigo sobre empréstimo consignado.