Consignado

O que é o Empréstimo Consignado INSS e como funciona

4 Min leitura

O Empréstimo Consignado INSS tem inúmeras vantagens e um público que apesar de restrito é muito abrangente e rentável.

O que é o empréstimo consignado?

O Empréstimo Consignado INSS foi o primeiro produto oferecido pela Bevi e até hoje é o nosso core business. Porém, apesar de bastante conhecido, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre o que de fato é essa modalidade de crédito e como ela funciona. Por isso, preparamos este conteúdo para te ajudar. Portanto, conheça agora um pouco mais sobre margem de crédito, taxa de juros, pagamentos e entre outros.

Além disso, é um empréstimo específico para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. O pagamento para esta modalidade de crédito é feito diretamente na folha de pagamento destes públicos, o que evita a inadimplência. Mas nem todas as pessoas estão aptas a contratar esse tipo de empréstimo, pois ele é destinado a pessoas com renda fixa e estável.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado?

Dessa forma, como citado acima, esse público passa a ser restrito a alguns grupos de pessoas, geralmente com renda fixa, como: aposentados, pensionistas, servidores públicos federal, estadual e municipal, além de militares das forças armadas.

Diante disso, não são elegíveis para contratar esta modalidade de crédito: trabalhadores informais, celetistas e desempregados, além de segurados do INSS que recebem auxílio doença ou seguro desemprego.

Qual a diferença entre outras modalidades de empréstimos e o consignado?

O empréstimo consignado com já mencionado é restrito a um grupo específico de pessoas com renda fixa vinculada a instituições públicas e INSS. É basicamente essa a principal diferença entre o consignado e os outros tipos de empréstimos. Além disso, existe também a margem limitada a 35% do salário líquido do beneficiário, enquanto o crédito pessoal, por exemplo, não considera a margem na hora de efetuar a análise de crédito.

Podemos citar outras diferenças entre o consignado e os outros tipos de empréstimo, como:

  • Taxa de juros: o consignado possui as menores taxas de juros do mercado;
  • Tempo de pagamento: o prazo de pagamento dos empréstimos consignados é de até 72 meses (6 anos);
  • Facilidade na liberação: a aprovação depende da margem consignável, mas geralmente é rápida. 

Como fazer a simulação do empréstimo consignado?

Para simular o empréstimo consignado, é necessário entrar em contato com um banco ou instituição financeira parceira.
Depois, a empresa ou banco fará uma análise de crédito para saber qual a margem consignável disponível.
Se for aprovado, o empréstimo é liberado e os pagamentos serão descontados diretamente na folha de pagamento, durante o prazo previsto no contrato.

Como fazer o cálculo da margem?

Este cálculo é simples, sem segredos. Basta pegar o salário líquido e multiplicar por 0,35, para descobrir o valor máximo que poderá ser descontado da folha de pagamento. Por exemplo: se o cliente recebe R$ 3.000, o cálculo será feito da seguinte maneira: 3.000 x 0,35 = 1.050

Qual é a taxa de juros para empréstimo consignado?

Como muito se falou ao longo deste ano, desde de janeiro de 2022, o Governo Federal fez alterações nas taxas e nos critérios do empréstimo consignado. Tivemos a volta dos 35%, sendo 30% voltados para empréstimos e 5% para o cartão consignado.

Quais as vantagens do empréstimo consignado?

Que o empréstimo consignado é uma modalidade muito vantajosa já conseguimos entender. Trata-se de uma ótima opção para negativados. Ideal também para pagar dívidas maiores. Além disso, como já citamos ao longo do artigo, essa modalidade possui as menores taxas do mercado, prazos diferenciados e mais facilidade na contratação. 

Confira algumas dúvidas frequentes sobre o Consignado

1- Qual é a Margem Consignável do convênio INSS?
R: O beneficiário do INSS pode comprometer até 45% de sua renda mensal. Sendo:
35% para Empréstimo Consignado
5% para Cartão de Crédito Consignado
5% para Cartão de Crédito Benefício


2- Como realizar o cálculo da margem no convênio INSS?
R: Para realizar o cálculo utilizar somente a fórmula abaixo:
Empréstimo: Salário x 35% = Valor da margem
Cartão: Salário x 5% = Valor da margem.
Em caso de dúvidas, preparamos um material no Bevi Ajuda para parceiros Bevi. Somente acessar abaixo: https://bevicredhelp.zendesk.com/hc/pt-br/articles/4419028887959-C%C3%A1lculo-de-Margem-Consign%C3%A1vel-INSS

 
3- Qual é a quantidade de linhas disponíveis para Empréstimo Consignado e Cartão no convênio INSS?
R: O beneficiário tem até 13 linhas disponíveis para contratar operações de empréstimo.
Para Cartão de Crédito Consignado e Cartão Benefício está disponível uma linha de cartão por benefício, para cada modalidade.

4- Quais são as taxas do convênio INSS?
R: Para o Empréstimo Consignado a maior taxa é de 1,97%.
Já para Cartão Consignado a maior taxa do mercado é de 2,89%.

5- Qual é o prazo máximo do convênio INSS?
R: O maior prazo possível de cadastrar uma operação INSS é 84 meses.
O prazo permitido pode variar de acordo com a idade do cliente e o banco selecionado.

6- Como desbloquear o benefício do meu cliente?
R: Para desbloquear o benefício e o cliente conseguir realizar contratações de empréstimo ou cartão, é necessário realizar através do APP Meu INSS ou do Site oficial Meu INSS. Porém, é preciso que a conta Gov.br esteja habilitada com o selo de confiabilidade.

Para os parceiros Bevi, preparamos um material completo com o passo a passo no Bevi Ajuda. Clique abaixo para acessar:

Link 1 – Como desbloquear o selo de Confiabilidade – https://bevicredhelp.zendesk.com/hc/pt-br/articles/11400982615319-Selos-de-Confiabilidade-INSS
Link 2 – Como desbloquear o Benefício – https://bevicredhelp.zendesk.com/hc/pt-br/articles/5142304990999-Passo-a-Passo-Como-desbloquear-o-Benef%C3%ADcio-atrav%C3%A9s-do-aplicativo-MEU-INSS#h_01FZGKWGQTYK1MCA60WZ5FK5BG

Veja também
Consignado

Representante legal: saiba como cadastrar no INSS

3 Min leitura
O representante legal é muito importante para garantir direitos básicos aos beneficiários assistidos pelo Governo. Ser representante legal é literalmente representar uma pessoa vulnerável, diante da justiça, para que a mesma tenha acesso a pensão, aposentadoria, auxílio, entre outras.  Por…
Consignado

Conheça alguns dos principais tipos de aposentadoria

3 Min leitura
Existem muitos tipos de aposentadorias, com características e públicos diferentes, entenda melhor cada uma delas. A aposentadoria é um momento importante na vida dos trabalhadores, é o início de uma fase muito aguardada. Mas você sabia que existem vários tipos…
Consignado

Como o mercado de crédito pode evitar a inadimplência no Brasil

3 Min leitura
Entenda mais sobre a inadimplência no Brasil e como o mercado de crédito pode ajudar os negativados a saírem do endividamento. A inadimplência é um problema recorrente e que vem crescendo cada vez mais no Brasil atualmente, devido a inúmeros…