MercadoTecnologia e Segurança

IA no mercado financeiro: importância, vantagens e dicas

9 Min leitura

O uso de inteligência artificial generativa no setor financeiro está em expansão. Segundo a Statista, plataforma alemã de inteligência e visualização de dados, há previsão de um crescimento de mais de 28% até 2032. O mercado deve alcançar 9,5 bilhões de dólares até 2032, acima dos 850 milhões de dólares registrados em 2022.

Quer entender melhor sobre a importância da IA no mercado financeiro e como as ferramentas de inteligência artificial podem fortalecer a sua marca? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Importância da IA no mercado financeiro

Estamos vivendo tempos cada vez mais digitais. Portanto, é primordial que a tecnologia esteja presente no dia a dia das empresas. Isso porque o perfil de consumidor mudou — agora, ele está mais moderno e conectado do que nunca, e demanda que as marcas também estejam.

Com o segmento financeiro não é diferente, é preciso ir onde o cliente está e, se a tecnologia se faz presente na rotina dele, é nela que você deve investir. 

Um avanço tecnológico que está ganhando cada vez mais força é a Inteligência Artificial (IA). A IA é uma área dentro da ciência da computação que estuda e desenvolve máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisões e na realização de tarefas e processos — sejam eles simples ou complexos.

Com seu início na década de 1950, a Inteligência Artificial já avançou muito e, hoje, faz parte da nossa rotina por meio de funcionalidades que, muitas vezes, nem notamos, como assistentes de voz, mecanismos de pesquisas, redes sociais, entre outras.

Diante disso, a inteligência artificial no setor financeiro torna os processos e tecnologias mais robustos e funcionais, detectando desde anomalias, como transações fraudulentas e crimes financeiros, mas também ajudando a acelerar solicitações e muito mais.

Já para quem atua no ramo, a IA pode ser útil desde o processo de criação de conteúdos em estratégias de marketing digital, elaborando temas e corrigindo textos, mas até mesmo na geração e prospecção de novos clientes.

Principais aplicações da IA no mercado financeiro

No mercado financeiro, especialmente para os profissionais Correspondentes Bancários, a IA apresenta uma série de possibilidades. Confira a seguir algumas funcionalidades que podem ser aproveitadas na sua rotina.

Automação de tarefas repetitivas

Sabe aquelas atividades operacionais que consomem mais tempo do que você gostaria, como o preenchimento de propostas, contratos e fichas cadastrais? A IA pode assumir responsabilidades semelhantes, garantindo mais agilidade e diminuindo as chances de erros.

A IA permite automatizar tarefas operacionais e repetitivas, como análise de documentos, verificação de dados e atendimento a dúvidas simples, liberando os profissionais para se concentrarem em atividades estratégicas. Isso reduz custos com mão de obra para processos manuais e acelera o tempo de resposta ao cliente, aumentando a produtividade geral.

Além disso, ela também é capaz de classificar e organizar os documentos encaminhados pelos clientes, facilitando o acesso e a gestão desses dados.

Análise de crédito mais rápida e assertiva

A inteligência dos algoritmos também é capaz de avaliar o perfil de crédito dos clientes de forma rápida a partir de dados históricos e comportamentais e, ao fim, indicar a probabilidade de aprovação e eventuais riscos.

O mesmo vale se o consumidor apresenta uma necessidade, mas você não tem certeza sobre qual produto oferecer para ajudá-lo: a IA pode indicar a modalidade de crédito mais adequada ao perfil de cada cliente, elevando as chances da sua oferta ter sucesso por meio da gestão e análise de risco de crédito.

Atendimento e relacionamento com clientes

A IA também pode ser aplicada no atendimento por meio de chatbots disponíveis 24 horas por dia e que são capazes de responder dúvidas frequentes e agilizar o seu suporte. Ela também envia mensagens personalizadas via WhatsApp, e-mail ou redes sociais, mantendo um relacionamento próximo com o cliente. 

Além disso, a IA consegue gerar propostas personalizadas em poucos segundos, o que ajuda a acelerar o processo de negociação e aumentar a taxa de conversão.

Imagem de um homem mexendo no celular, utilizando a IA no mercado financeiro.
No mercado financeiro, a I.A. pode auxiliar no atendimento na hora de encaminhar mensagens personalizadas via WhatsApp, e-mail ou redes sociais.

Geração de leads e prospecção

No seu processo de captação de novos clientes, a IA pode ser utilizada para analisar redes sociais e bases de dados com o propósito de identificar perfis com potencial interesse em produtos financeiros

Essa análise possibilita segmentar o público de forma mais inteligente e direcionar campanhas de marketing com maior chance de resultado. 

A tecnologia pode, ainda, prever o momento mais oportuno para oferecer crédito ou outros serviços, aumentando a efetividade da abordagem.

Inteligência de negócios (Business Intelligence)

A geração e o envio de relatórios de performance de vendas, produtos e equipes, também podem ser feitos de forma automática com o auxílio da IA, permitindo ajustes rápidos na estratégia. 

A IA no Business Intelligence também detecta tendências de mercado e indica novas possibilidades de atuação, prevendo a demanda e ajudando você, Corban, a se preparar para períodos de maior ou menor movimento.

Treinamento e capacitação

A IA pode estar presente na hora de capacitar e treinar seus colaboradores, já que é possível utilizá-la para simular interações reais com os clientes, identificando falhas e melhorando o desempenho da sua equipe.

Da mesma forma, ela pode fornecer conteúdos de aprendizado personalizados, ajudando os profissionais a aprofundarem conhecimentos sobre determinados produtos financeiros, técnicas de vendas e muito mais.

6 vantagens de usar IA no mercado financeiro

De acordo com o Google Cloud, a IA “permite que as organizações de serviços financeiros entendam melhor os mercados e clientes, analisem e aprendam com jornadas digitais e se envolvam de maneira a imitar a inteligência humana e as interações em escala”.

A plataforma condensa essas possibilidades em seis vantagens: automação, acurácia, eficiência, velocidade, disponibilidade e inovação. Entenda melhor cada uma delas a seguir.

1. Automação

No mercado financeiro, a Inteligência Artificial permite automatizar fluxos de trabalho e processos, operando de forma autônoma e segura para apoiar a tomada de decisões e a prestação de serviços.

2. Acurácia

A acurácia refere-se à exatidão ou ao grau de aproximação de um resultado em relação ao seu valor verdadeiro ou padrão, ou seja, quão correto ele pode ser considerado.

Nesse caso, a IA ajuda instituições financeiras a reduzir erros manuais em tarefas como processamento de dados, análise de crédito, verificação de documentos e integração de clientes e atendimento.

Ao utilizar algoritmos que seguem processos padronizados, ela garante mais consistência e confiabilidade nos resultados, evitando falhas que poderiam gerar retrabalho ou comprometer a aprovação de operações.

3. Eficiência

Ao assumir tarefas repetitivas, a IA libera os profissionais para atividades mais estratégicas e de relacionamento. Bots de IA tornam-se assistentes capazes de executar demandas operacionais, permitindo que o time foque no fechamento de diversos modelos de negócios e torne as operações mais eficientes.

Isso aumenta a confiabilidade das informações e evita retrabalho ou problemas de conformidade, que podem gerar prejuízos financeiros e de imagem.

4. Velocidade

A IA tem a capacidade de processar um grande volume de dados em segundos, identificando padrões e correlacionando coisas que poderiam passar despercebidas ao olho humano.

5. Disponibilidade

Com a IA, os clientes recebem suporte e concluem as operações financeiras a qualquer hora e lugar graças aos chatbots, assistentes virtuais e sistemas na nuvem, permitindo que o atendimento funcione de forma prática e imediata.

Imagem de um homem utilizando um chatbot no celular.
Os chatbots, por exemplo, possibilitam uma das vantagens da da I.A. no mercado financeiro: a disponibilidade.

6. Inovação

A inovação, sem dúvidas, é um dos grandes benefícios da IA no mercado financeiro, pois todas as vantagens acima auxiliam no desenvolvimento de novas soluções financeiras, permitindo a criação de produtos mais competitivos, o ajuste de ofertas de forma personalizada e o uso de análises preditivas para antecipar as necessidades dos clientes.

Isso moderniza a experiência sem perder o toque humano, mantendo a confiança e a proximidade na relação comercial.

Dicas de ferramentas de IA que operam no mercado financeiro

A aplicação de IA no setor bancário é vasta, e muitas empresas oferecem soluções específicas para cada necessidade. Aqui estão algumas opções e categorias de ferramentas que você pode considerar inserir nas suas operações.

Chatbots e assistentes virtuais

Podem ser utilizados para automatizar a comunicação com os clientes. Eles respondem a perguntas frequentes, qualificam leads, oferecem informações sobre produtos e podem até agendar atendimentos. O objetivo é liberar o tempo dos correspondentes para tarefas mais complexas.

  • ChatGPT: embora seja um modelo de linguagem geral, o ChatGPT pode ser integrado via API para criar chatbots personalizados que respondem a perguntas frequentes de clientes, dão informações sobre produtos e auxiliam na prospecção.
  • ManyChat: ferramenta focada na automação de conversas, especialmente para plataformas como Facebook Messenger e WhatsApp. É útil para criar fluxos de atendimento e qualificação de leads.
  • Salesforce Einstein: parte do ecossistema da Salesforce, é uma plataforma de IA que inclui recursos para chatbots, análise de sentimento e recomendações personalizadas de produtos.
  • Blip: uma das principais plataformas de conversas inteligentes do Brasil, que permite criar chatbots para WhatsApp, sites e outros canais. A Blip é ideal para automatizar o atendimento ao cliente, responder dúvidas comuns e qualificar leads.
  • Globalbot: oferece soluções de chatbot para empresas, com foco em atendimento multicanal e integração com a IA generativa. É uma ótima opção para automatizar o primeiro contato e otimizar o tempo da equipe.

Uma ilustração com telas de gestão com um robô controlando.
Os chatbots e assistentes virtuais ajudam a automatizar e agilizar o processo de atendimento.

Análise de crédito e risco

As ferramentas de análise de crédito e risco usam IA para avaliar rapidamente o perfil financeiro de um cliente, e têm como objetivo verificar dados históricos para prever o risco de inadimplência, combater fraudes e ajudar a tomar decisões de crédito mais seguras e rápidas.

  • Datarisk: empresa brasileira que desenvolve soluções de IA para gestão de risco e análise de crédito. Seus algoritmos de machine learning ajudam a otimizar as decisões de concessão de crédito, reduzindo a inadimplência.
  • Neoway: plataforma que utiliza inteligência artificial e big data para fornecer uma visão completa sobre o perfil de crédito de pessoas e empresas. É útil para segmentação de mercado e gestão de risco.
  • Neurotech: conhecida por usar machine learning para otimizar a análise de crédito e a gestão de risco. A plataforma é flexível e pode ser personalizada para atender às necessidades específicas do seu negócio.
  • Idwall: embora não seja exclusivamente focada em crédito, a Idwall é uma ferramenta brasileira essencial para o processo de onboarding de clientes. Ela usa IA para verificar a identidade e documentos, combatendo fraudes e garantindo o “Know Your Customer” (KYC).

Automação de processos (RPA)

“Robôs” de software podem automatizar tarefas manuais e repetitivas, preenchendo formulários, extraindo dados de documentos e realizando a conciliação bancária, o que reduz erros e aumenta a eficiência operacional.

  • Faiston: oferece soluções de RPA para o setor financeiro, ajudando a automatizar tarefas repetitivas como processamento de pagamentos, conciliação de contas e extração de dados de documentos.
  • Anbetec: desenvolve soluções de automação para o setor financeiro, como conciliação bancária, registro de boletos e gestão de cobranças, usando RPA para aumentar a eficiência.

Análise de dados e business intelligence (BI)

Essas soluções coletam e organizam grandes volumes de dados para gerar relatórios e insights, e ajudam a entender o desempenho do negócio, identificar tendências de mercado e otimizar estratégias de vendas.

  • Google Looker: plataforma de BI que permite visualizar e analisar dados de clientes, vendas e desempenho, permitindo que você tome decisões mais informadas.
  • Microsoft Power BI: outra ferramenta poderosa de BI que integra IA para ajudar a descobrir padrões e tendências nos seus dados de negócio.

Imagem de um homem sentado em frente a um computador utilizando ferramentas de BI.
As ferramentas de análise de dados e BI coletam e organizam dados e geram relatórios e insights.

Conheça a Bevipentágono

A Bevipentágono é uma plataforma que reúne ferramentas parceiras da Bevi desenvolvidas para otimizar operações na hora de vender diversas modalidades de crédito, como Consignado, Consórcio, SIAPE, entre outras. O objetivo é automatizar processos de atendimento, CRM, disparo SMS e WhatsApp, higienização de leads, etc. 

Por meio dela, é possível que nossos parceiros conheçam detalhes de cada um dos sistemas e contratem aqueles que são mais úteis à rotina e, o melhor de tudo, com descontos exclusivos.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e descubra tudo sobre a Bevipentágono! E se você ainda não é parceiro Bevi, venha fazer parte de uma das maiores promotoras de crédito do Brasil. Clique aqui e inscreva-se!

Veja também
Mercado

10 tipos de gatilhos mentais para vendas + exemplos

9 Min leitura
Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas que influenciam a tomada de decisão dos consumidores. Ao utilizá-los, você não só capta a atenção do seu público, mas também cria uma conexão emocional que pode ser determinante na hora de fechar um…
ConsignadoMercado

O que significa margem consignável e como calcular?

6 Min leitura
No dia a dia de quem atua na realização de empréstimos consignados, conceitos como “margem livre” ou até mesmo “margem negativa” são bem comuns. Mas você sabe dizer o que é essa tal de margem? É a margem consignada —…
Mercado

Descubra o que é a Anec, a Associação do Corban

4 Min leitura
Você já ouviu falar ou sabe o que é a Anec e o significado dela? Neste texto, você vai poder descobrir todos os detalhes sobre a Associação Nacional das Empresas Correspondentes Bancárias, os objetivos, além da possibilidade e os benefícios…