Mercado

Público-alvo e a sua importância para vender mais

3 Min leitura

Conheça a importância de conhecer o seu público e assim saber exatamente o que ele espera do seu produto ou serviço.

Vender é desafiador, ainda mais em um mercado disputado como o de crédito. A transformação digital aumentou as chances de vendas, porém, fez com que a concorrência por um único lead também se tornasse maior. São muitos cliques, páginas e links vendendo o mesmo produto. Tudo com mais facilidade, agilidade e comodidade. 

Mas, diante disso, como se destacar nessa imensidão de possibilidades que o cliente pode navegar? Viemos responder essa pergunta, para te ajudar a ser o escolhido pelo consumidor, sempre que ele precisar do seu produto ou serviço. 

Portanto, vamos começar do início.

Como descobrir o seu público?

Parece difícil responder essa pergunta com tantas alternativas disponíveis pela internet. Porém, é necessário, primeiramente, entender e analisar dados, isso pode parecer complexo, mas vamos te ajudar a entender melhor como definir o seu perfil de cliente. Para isso, leve em consideração as seguintes informações:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Renda;
  • Localização;
  • Estilo de vida;
  • Escolaridade;
  • Entre outras.

Com isso, segmentar seus clientes é fundamental para saber como se comunicar com ele e umas das melhores ferramentas para fazer isso é o Google Analytics, uma plataforma gratuita do Google, que te fornece dados importantes sobre seus clientes.

O público-alvo, é o perfil de clientes com características comuns, que se interessam pelo seu produto ou serviço e que por consequência, deve ser atingido pela sua comunicação e estratégia de vendas. 

O público-alvo, é o perfil de clientes com características comuns, que se interessam pelo seu produto ou serviço e que por consequência, deve ser atingido pela sua comunicação e estratégia de vendas. 

Segmentar os consumidores facilita na hora de definir a melhor maneira de vender para eles. 

Por isso, ao separar um público com características comuns, estamos fazendo uma segmentação conforme as necessidades e interesses dos clientes da sua empresa. Mas, você deve estar se perguntando qual a importância de segmentar um grupo de pessoas? A resposta é simples, garantir a assertividade na comunicação da sua empresa com os potenciais clientes que se interessam pelo produto ou serviço oferecido por ela. Além disso, quando você tem um público-alvo bem definido os custos diminuem e a chance de efetivar as vendas aumentam.

Quais as estratégias para conhecer o seu público?

Definir o público-alvo faz parte das estratégias traçadas pelo marketing e publicidade, áreas essenciais para o mercado de hoje, totalmente dominado pela internet. Entenda as reais vantagens de traçar um público-alvo:

  • Utilizar o tráfego pago para criar campanhas que convertem mais vendas.
  • Facilitar a abordagem com os clientes nas redes sociais e demais canais de comunicação.
  • Aumentar as oportunidades de fechar boas vendas;
  • Ajudar a definir estratégias assertivas e fazer sua empresa se diferenciar no mercado.
  • Diminuir custos com estratégias que não funcionam para o público-alvo que não é o seu.

Como falar com o seu público?

Você precisa saber falar o mesmo “idioma” do seu cliente, oferecer a solução para as suas necessidades, entender o que ele realmente precisa, ter empatia e ser humano mesmo com tanta tecnologia ao nosso redor. Para isso, você precisa saber quem é o seu cliente, onde ele vive, o que gosta de fazer, o que espera da sua empresa, seu trabalho, seus hobbies, sua idade e entre outras coisas. Tudo isso, vai te ajudar a levar o seu produto ou serviço até ele, sabendo exatamente onde ele está e o que ele deseja. Para isso, entenda melhor na prática como saber quem é o público-alvo da sua empresa:

  • Comece entendendo o mercado atual, como: tendências, cenário, concorrência e claro, os consumidores;
  • Analise quais os pontos fortes e fracos do seu negócio, dê evidência para os diferenciais e tente resolver as fraquezas;

Diante disso, em meio a tantas empresas do mesmo ramo, disputando um lugar ao sol, você precisa mostrar ao seu cliente, que realmente é diferente dos demais.

Seja humano, ajude, dê atenção, mostre interesse e ofereça o que ele realmente precisa: a solução para a sua necessidade ou desejo.

É dessa forma que sua empresa será lembrada, mesmo tendo muitas outras por aí.

Leia também

Veja também
Mercado

Existe diferença entre banco e fintech? Descubra!

6 Min leitura
Será que existe diferença entre banco e fintech? Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, este conteúdo é para você!  Aqui, vamos explicar de forma simples as características que distinguem esses dois tipos de instituições, como elas funcionam na…
ConsignadoMercado

Fique por dentro: guia do Aumento Salarial do INSS 2025/2026

6 Min leitura
No mercado de crédito, o período do aumento salarial INSS chega para movimentar intensamente o mercado, abrindo novas oportunidades de crédito, renegociações e contratações para milhões de aposentados e pensionistas, especialmente na modalidade de consignado INSS. Se você atua como…
ConsórcioMercadoProdutos Bevi

Mercado de Consórcio: dados e tendências em 2025

8 Min leitura
O mercado de Consórcio no Brasil está cada vez mais forte. De janeiro a julho de 2025, o setor bateu diversos recordes. São mais de 12,04 milhões de participantes ativos, 2,9 milhões de cotas vendidas, além de R$ 270 bilhões…