A Transformação Tecnológica e os impactos do digital para os negócios
Tecnologia

A Transformação Tecnológica e os impactos do digital para os negócios

4 Min leitura

Entenda como a transformação tecnológica está modificando os negócios, através da tecnologia e da Inteligência Artificial.

Atualmente, os negócios tradicionais estão rapidamente sendo dominados pela tecnologia, com a internet, a Inteligência Artificial e as redes sociais.

Na era digital é impossível não acompanhar as tendências e a transformação tecnológica que só tende a crescer com o passar dos anos.

Já vivemos o futuro e as empresas precisam se adaptar para não se tornarem obsoletas. A transformação tecnológica é o caminho para o sucesso, impulsionando a criatividade, a tecnologia e as estratégias.

Se você deseja que a sua marca se destaque no mercado é importante se adaptar e se familiarizar com a internet , a tecnologia, as redes sociais e a Inteligência Artificial.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a se aprofundar neste universo.

Qual a importância da transformação tecnológica para o seu negócio?

A transformação tecnológica ganhou força no século 21.  Isso significa que, não se trata apenas de implantar ferramentas tecnológicas, mas sim entender e transformar completamente a maneira de conduzir os negócios. Estudos revelam que as empresas que adotaram a transformação tecnológica puderam desfrutar de diversos benefícios, incluindo aumento na eficiência operacional, satisfação dos clientes e lucros maiores. Não é mais possível obter sucesso nos negócios sem a ajuda da tecnologia. São muitas as inovações do setor e o mercado tende a acompanhar esse avanço.

Quais as melhores estratégias da transformação tecnológica para as empresas adotarem?

Quais as melhores estratégias da transformação tecnológica para as empresas adotarem?

A transformação tecnológica é mais que apenas mudar alguns hábitos, é se aprofundar nesta mudança, adotando a tecnologia como hábito e cultura, independente da idade. Hoje, vemos pessoas de todas as idades imersas neste universo digital. Claro, que os mais jovens tendem a ter mais familiaridade com o assunto, mas os mais velhos também precisam se adaptar, até mesmo para melhorar a qualidade de vida. No caso das empresas é necessário se adaptar e acompanhar as mudanças. Estar onde o público está e, portanto, se ele está conectado, a marca também precisa estar on-line. Com o passar dos anos, por exemplo, as compras 100% on-line passarão a ser a única forma de consumo de  produtos ou serviços, o que dará extrema força aos e-commerces. Os hábitos mudaram e irão mudar ainda mais e as empresas precisarão se adaptar.

Marketing Digital:

estratégias de posts patrocinados ou otimização de mecanismos de pesquisas, como o SEO irão dominar o universo de compras. Já que a maioria dos usuários não passa da primeira página de pesquisa e os posts que não aparecem como patrocinados e constam no topo da página, costumam ser os escolhidos pelo usuário. O que mostra o poder da estratégia orgânica do SEO;

Ferramentas de automação e IA:

o trabalho manual é sim muito importante, porém, com o avanço da tecnologia ferramentas foram desenvolvidas com o intuito de automatizar, facilitar, otimizar e garantir segurança aos processos rotineiros. São ferramentas de automação e IA que trabalham para acelerar a operação e fazer uma produção em massa. Infelizmente, alguns cargos acabaram sendo ocupados por essas ferramentas, por isso, a importância dos profissionais se aprimorarem neste tema, para dominarem essas ferramentas.
No Bevipentágono por exemplo, temos diversas alternativas de ferramentas que vão facilitar, automatizar e garantir segurança na operação de nossos parceiros. Acesse e conheça a função de cada uma.

E-commerce:

conforme citamos o crescimento do comércio eletrônico está em constante crescimento. Os clientes cada vez mais se sentem seguros ao comprar pela internet. Além disso, o hábito do consumidor moderno mudou, com rotinas cada vez mais corridas, as pessoas tendem a ter cada vez menos tempo para irem até as lojas físicas. O que aumenta o consumo de lojas virtuais. Por isso, é preciso se adaptar;

Inteligência de Dados e BI:

os dados hoje são informações primordiais para tomadas de decisões mais assertivas. Empresas que já adotam essa estratégias conseguem de certa maneira prever o futuro, as mudanças de mercado e se preparar para o que vem pela frente. Diversas áreas hoje dependem da inteligência de dados para elaborarem estratégias mais eficazes e assim conseguirem alcançar resultados cada vez melhores. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para captar e interpretar esses dados como: Google Analytics, Power BI, Looker Studio, entre outras. Os gestores precisam estar antenados a essas mudanças e inovações tecnológicas.

Segurança e LGDP:

com o avanço da tecnologia é necessário investir em segurança cibernética para proteger os dados das empresas e dos clientes. Ao citarmos sobre segurança, não podemos deixar de lado a Lei Geral de Proteção de Dados, famosa LGDP.
Isso porque, a punição para as empresas que falharem ou negligenciarem a armazenagem e o uso dos dados coletados dos clientes e até colaboradores, serão severas. É importante sempre reforçar esse assunto, pois qualquer empresa que faça esse tipo de coleta de dados, no caso, a maioria, precisa seguir as normas previstas em Lei. A segurança digital é um tema de fundamental importância, principalmente, com a transformação tecnológica que enfrentamos. Isso porque, ter responsabilidade com os dados evita grandes prejuízos financeiros, fraudes, vazamentos de informações sigilosas de terceiros, além da perda de credibilidade perante o cliente e o mercado.

Se adaptar às mudanças é primordial independente do segmento, por isso, os empreendedores precisam estar sempre atentos às novidades, aos movimentos do mercado e aos novos hábitos dos consumidores.