Como o mercado de crédito pode evitar a inadimplência no Brasil
Consignado

Como o mercado de crédito pode evitar a inadimplência no Brasil

3 Min leitura

Entenda mais sobre a inadimplência no Brasil e como o mercado de crédito pode ajudar os negativados a saírem do endividamento.

A inadimplência é um problema recorrente e que vem crescendo cada vez mais no Brasil atualmente, devido a inúmeros fatores. Segundo o SERASA em uma pesquisa feita em março de 2023, são cerca de 70,44 milhões de brasileiros com o nome negativado. 

Esse índice demonstra uma parte do cenário econômico brasileiro e o importante papel do acesso ao crédito com juros baixos para o mercado. Mas vamos ao principal: como o mercado de crédito consignado pode contribuir para tirar as pessoas do endividamento? Vamos explicar isso e muito mais nesta pauta.

Negativados podem contratar empréstimo?

A resposta para essa pergunta é SIM, mas existem exceções. Apenas algumas modalidades aceitam negativados.
Diante disso, é importante ressaltar que as modalidades que aceitam pessoas com o nome restrito, são as que possuem as menores taxas de juros. Isso porque, o valor do juros é determinado pelo risco de falta de pagamento. Portanto, a modalidade que permite que as pessoas negativadas contratem empréstimos, são aquelas que possuem baixo índice de inadimplência, por conterem garantias e descontos direto na folha.

Quais as modalidades que aceitam negativados?

Apenas algumas modalidades aceitam negativados, são elas: empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículo, empréstimo com garantia do FGTS e o popular empréstimo consignado.

Consignado

O consignado não só aceita negativados, como é a modalidade mais recomendada para quem está endividado. Por ter as menores taxas de juros e as parcelas descontadas direto na folha de pagamento, fator que evita a inadimplência. Além disso, o consignado é a melhor opção para quitar dívidas maiores, por exemplo, ajudando as pessoas a limparem o nome. 

Porém, vale lembrar que o empréstimo consignado é uma modalidade exclusiva para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Mas existe também no mercado a opção do consignado privado, específico para funcionários celetistas de algumas empresas privadas.

Empréstimo com garantia do FGTS

Para quem não se encaixa no público do consignado, tem como uma excelente opção o empréstimo com garantia do FGTS. Uma modalidade que também possui juros menores e feita para trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia, com contas ativas ou inativas. O cliente pode antecipar até 12 parcelas do saque-aniversário, sem precisar esperar o mês de nascimento.

Empréstimo com garantia

Outra opção para inadimplentes é o empréstimo com garantia de imóvel ou veículo. A modalidade é uma das mais vantajosas do mercado, por ter uma das menores taxas de juros. Funciona da seguinte maneira: o cliente precisa ter um carro ou imóvel quitado em seu nome, para aliená-lo e usá-lo como garantia de pagamento do empréstimo. O imóvel ou veículo pode continuar em seu nome, utilizando-o normalmente, porém não é possível vender o mesmo enquanto a dívida não for quitada. Sendo necessário pagar todo o valor restante para poder efetuar a venda do bem. 

Este modelo, é uma alternativa para pessoas com restrições no nome pagarem suas dívidas, já que a modalidade aceita negativados, pois possui garantia de pagamento.

Quais critérios são levados em consideração pelo banco para liberar um empréstimo?

Quais critérios são levados em consideração pelo banco para liberar um empréstimo?

Os bancos, instituições financeiras ou correspondentes bancários, analisam alguns pontos antes de liberarem o empréstimo, como: renda, histórico, score e perfil.

Diante desses fatores é possível liberar ou não o crédito. Mas vale lembrar, que existe a modalidade certa para cada perfil de cliente.

Lembrando que todos os bancos fazem consultas e uma análise minuciosa do histórico e perfil do cliente antes de liberar o crédito. Algumas modalidades não são concedidas a quem possui o nome restrito, já outras, conforme citamos, tem a liberação feita sem nenhuma burocracia. Mas tudo isso vai depender das regras de cada banco, por isso, é importante consultá-las.

Portanto, chegando aqui você já conseguiu entender a importância de modalidades de crédito que aceitam negativados. Isso porque, a partir delas é possível diminuir o índice de inadimplência e endividamento no Brasil. Essas pessoas podem utilizar o crédito mais barato, para pagar as dívidas mais caras e assim limparem o nome.

Veja também
Consignado

Representante legal: saiba como cadastrar no INSS

3 Min leitura
O representante legal é muito importante para garantir direitos básicos aos beneficiários assistidos pelo Governo. Ser representante legal é literalmente representar uma pessoa vulnerável, diante da justiça, para que a mesma tenha acesso a pensão, aposentadoria, auxílio, entre outras.  Por…
Consignado

Conheça alguns dos principais tipos de aposentadoria

3 Min leitura
Existem muitos tipos de aposentadorias, com características e públicos diferentes, entenda melhor cada uma delas. A aposentadoria é um momento importante na vida dos trabalhadores, é o início de uma fase muito aguardada. Mas você sabia que existem vários tipos…
Consignado

Saldo devedor do consignado e tudo o que você precisa saber sobre o assunto

3 Min leitura
Entenda como o saldo devedor do consignado pode aumentar as suas oportunidades de rentabilizar ainda mais uma mesma operação. Para atuar na carreira de correspondente bancário é necessário conhecer a fundo tudo sobre os produtos financeiros, os quais a sua…