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5 estratégias para encantar clientes e conquistá-los

4 Min leitura

Encantar clientes é fundamental para melhorar a sua marca no mercado e, principalmente, fazer com que ela seja lembrada e indicada pelo público. Ao falarmos de encantamento, estamos indo além do sentimento de alegria e animação do seu cliente dentro da empresa. É a experiência em si, a conexão que o cliente percebe ao comprar na sua empresa.

Para te ajudar, preparamos esse artigo com dicas de cinco estratégias que vão te ajudar nessa missão de entender como encantar seus clientes, fidelizá-los e a se destacar em um mercado concorrido e repleto de opções atrativas. Boa leitura!

O que é encantar clientes?

Encantar clientes nada mais é do que fazer com que o consumidor deixe de ser apenas um consumidor e passe a ser um embaixador da sua marca. Ou seja, ele defende e promove a sua empresa por onde for, elevando o nível da reputação do seu negócio para o mais alto patamar.

O marketing é uma das principais ferramentas para atingir esse objetivo. Isso porque ele é capaz de transformar a imagem da sua marca, fazendo-a ser admirada e desejada. Por meio do marketing é possível obter confiança, comprometimento, senso de pertencimento e principalmente, fidelidade para a sua empresa. Dessa forma, seu empreendimento deixa de ser apenas mais um e passa a ser o escolhido pelo cliente.

Porém, o marketing não faz nada sozinho! É preciso que os serviços e produtos oferecidos pela empresa sejam de qualidade. Grandes marcas como Apple, Nike, JEEP, McDonald’s e Disney, entre outras, geram expectativa, propósito, intimidade e despertam o desejo em seus clientes, além de várias outras sensações.

Podemos usar como exemplo Apple ou McDonald’s. Quando os clientes são fiéis, eles defendem suas marcas preferidas e não as trocam por nada. Quem ama usar Iphone, jamais o trocará por um Samsung. Além disso, existe o time fanático por McDonald’s que não aceita trocar o lanche por um Burger King. Isso se chama fidelidade — característica que é adquirida pelo encantamento. Assim, o cliente passa a ser uma espécie de embaixador da marca, sendo mais eficaz que algumas estratégias elaboradas de marketing.

Imagem de um mulher e um homem apertando as mãos um do outro, após uma venda.
Encantar o cliente envolve uma série de estratégias que ajudam a fidelizá-lo.

5 dicas para encantar seus clientes

Agora que você já sabe o que é encantar clientes, listamos abaixo cinco estratégias que, ao serem colocadas em prática, vão te ajudar a reter o maior número possível de consumidores e, acima de tudo, fidelizá-los.

1. Seja paciente

Como essas grandes marcas citadas acima conseguiram despertar tamanho encantamento em seus clientes? Bom, o primeiro ponto a ser observado entre elas é o tempo, ambas são marcas que existem há muitos anos e começaram pequenas, no caso da Apple em uma garagem. Ou seja, assim como toda relação, leva um tempo para conquistar a confiança. Mas, calma! Isso não é motivo para desanimar. Até porque, somente o tempo não é suficiente para conquistar o coração do seu público.

2. Invista em estratégia

É preciso mais, investir em estratégia é mais um fator importante nesse processo. Para gerar sentimentos é necessário causar uma boa impressão. Qual imagem que sua marca quer transmitir? Comece por aí. Procure um diferencial para a sua empresa, algo único, que nenhuma concorrência tenha e invista nisso. Usando mais uma vez a Apple como exemplo, todos os detalhes são importantes na experiência de compra da marca, desde o primeiro contato, até a efetuação da compra. Na loja tudo é pensado, a arquitetura desperta as melhores sensações, é aconchegante e confortável, a identidade e a infraestrutura também influenciam o cliente. As campanhas publicitárias são ousadas e modernas, os produtos são inovadores e de qualidade. Ou seja, a experiência é completa com a empresa.

3. Faça um bom branding

Invista na imagem e no posicionamento da sua empresa para que fique na memória do cliente assim que ele entrar na loja. Desde embalagens diferentes, até campanhas publicitárias despertam o desejo pelo seu produto ou serviço. Neste caso, lembre-se de seguir pela linha emocional e não racional.

Entenda as estratégias para encantar os clientes
Investir na imagem da sua empresa é uma forma de perpetuá-la na memória do consumidor.

4. Seja amigo do seu cliente

Outro ponto importante é a relação com o cliente, seja amigo do seu cliente, crie intimidade e vínculos afetivos com seu público. Trate seu cliente como uma pessoa e não apenas como mais uma venda.

Existem marcas que mais do que influenciaram o cliente a comprar, elas criaram um estilo de vida que milhares de pessoas ao redor do mundo seguem. Isso só mostra o poder que as marcas exercem em nossas vidas.

5. Treine sua equipe

Treinar a sua equipe para que a mesma saiba como encantar e abordar os clientes também é uma estratégia fundamental para alcançar bons resultados. Capacitar os colaboradores e seguir um bom script de vendas são fatores essenciais.

Além disso, todo o conhecimento sobre o produto ou serviço que vende é primordial, os clientes buscam marcas que tenham propriedade sobre o assunto. Saber explicar como funciona o produto, principalmente, para o público de crédito que é vulnerável e precisa de atenção e cuidado redobrados é um dos pontos mais importantes para obter o sucesso do negócio.

6. Desperte a curiosidade

Por fim, e não menos importante, desperte a curiosidade, a expectativa e o estímulo em seu cliente. Sem isso, não existem compra. Coloque seu cliente no centro e crie um cenário onde somente o seu produto ou serviço será capaz de satisfazê-lo.

Seguindo essas dicas você com certeza conseguirá conquistar seu cliente. Mas lembre-se de sempre se atualizar e nunca parar no tempo. Afinal, como todo relacionamento é preciso sempre nutrir e regar para que continue gerando bons frutos.

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