Aprenda a Encantar seus Clientes
Mercado

Encantar Clientes: entenda como fazer

3 Min leitura

Entenda como encantar seus clientes, fidelizá-los e a se destacar em um mercado concorrido e repleto de opções atrativas.

Encantar clientes é fundamental para melhorar a sua marca no mercado e principalmente, ser lembrada e indicada pelo público. Ao falarmos de encantamento, estamos indo além do sentimento de alegria e animação do seu cliente dentro da empresa. É a experiência em si, a conexão que o cliente percebe ao comprar na sua empresa. Quando isso acontece, o cliente deixa de ser apenas um consumidor e passa a ser um embaixador da sua marca. Ou seja, ele defende e promove a sua empresa por onde for, elevando o nível da reputação da sua marca para o mais alto patamar. Para te ajudar nessa missão, preparamos esse artigo com várias dicas.

O que é encantar clientes?

Para responder a essa pergunta, começamos pelo marketing, que é a principal ferramenta para atingir esse objetivo. Isso porque, ele é capaz de transformar a imagem da sua marca, fazendo-a ser admirada e desejada. Através do marketing é possível obter confiança, comprometimento, senso de pertencimento e principalmente, fidelidade para a sua empresa. Dessa forma, seu empreendimento deixa de ser apenas mais um e passa a ser o escolhido pelo cliente.
Porém apenas o marketing não faz nada sozinho, pois é preciso que os serviços e produtos oferecidos pela empresa sejam de qualidade. Grandes marcas como Apple, Nike, JEEP, McDonald ‘s e Disney, entre outras, geram expectativa, propósito, intimidade e despertam o desejo, além de várias outras sensações em seus clientes.

Podemos usar como exemplo Apple ou McDonald ‘s, quando os clientes são fiéis eles defendem suas marcas preferidas e não as trocam por nada. Quem ama o Iphone, jamais o trocará por um Samsung, por exemplo. Além disso, existe o time fanático por McDonalds que não aceita trocar o lanche por um Burguer King. Isso se chama fidelidade e é adquirido pelo encantamento, assim o cliente passa a ser embaixador da marca, sendo mais eficaz que algumas estratégias elaboradas de marketing.

Como encantar seus clientes?

Como essas grandes marcas citadas acima conseguiram despertar tamanho encantamento em seus clientes? Bom, o primeiro ponto a ser observado entre elas é o tempo, ambas são marcas que existem há muitos anos e começaram pequenas, no caso da Apple em uma garagem. Ou seja, assim como toda relação, leva um tempo para conquistar a confiança. Mas, calma! Isso não é motivo para desanimar. Até porque, somente o tempo não é suficiente para conquistar o coração do seu público.

É preciso mais, investir em estratégia é mais um fator importante nesse processo. Para gerar sentimentos é necessário causar uma boa impressão. Qual imagem que sua marca quer transmitir? Comece por aí. Procure um diferencial para a sua empresa, algo único, que nenhuma concorrência tenha e invista nisso. Usando mais uma vez a Apple como exemplo, todos os detalhes são importantes na experiência de compra da marca, desde o primeiro contato, até a efetuação da compra. Na loja tudo é pensado, a arquitetura desperta as melhores sensações, é aconchegante e confortável, a identidade e a infraestrutura também influenciam o cliente. As campanhas publicitárias são ousadas e modernas, os produtos são inovadores e de qualidade. Ou seja, a experiência é completa com a empresa.

Entenda as estratégias para encantar os clientes:

Entenda as estratégias para encantar os clientes

Invista na sua empresa para que fique na memória do cliente assim que ele entrar na loja. Desde embalagens diferentes, até campanhas publicitárias despertam o desejo pelo seu produto ou serviço. Neste caso, lembre-se de seguir pela linha emocional e não racional.

Outro ponto importante é a relação com o cliente, seja amigo do seu cliente, crie intimidade e vínculos afetivos com seu público. Trate seu cliente como uma pessoa e não apenas como mais uma venda.

Existem marcas que mais do que influenciaram o cliente a comprar, elas criaram um estilo de vida que milhares de pessoas ao redor do mundo seguem. Isso só mostra o poder que as marcas exercem em nossas vidas.

Treinar a sua equipe para que a mesma saiba como encantar e abordar os clientes também é uma estratégia fundamental para alcançar bons resultados. Capacitar os colaboradores e seguir um bom script de vendas são fatores essenciais. Além disso, todo o conhecimento sobre o produto ou serviço que vende é primordial, os clientes buscam marcas que tenham propriedade sobre o assunto. Saber explicar como funciona o produto, principalmente, para o público de crédito que é vulnerável e precisa de atenção e cuidado redobrados é um dos pontos mais importantes para obter o sucesso do negócio.

Por fim, e não menos importante, desperte a curiosidade, a expectativa e o estímulo em seu cliente. Sem isso, não existem compra. Coloque seu cliente no centro e crie um cenário onde somente o seu produto ou serviço será capaz de satisfazê-lo.

Seguindo essas dicas você com certeza conseguirá conquistar seu cliente. Mas lembre-se de sempre se atualizar e nunca parar no tempo. Afinal, como todo relacionamento é preciso sempre nutrir e regar para que continue gerando bons frutos.

Veja também
Mercado

Estratégias de marketing para vender mais empréstimos

4 Min leitura
Confira algumas estratégias de marketing para alavancar cada vez mais as suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. Quem não quer descobrir uma receita mágica para aumentar as vendas? O marketing pode ser essa receita, se bem aplicado…
Mercado

Regimes tributários: qual o melhor para a sua empresa

4 Min leitura
Conheça os três regimes tributários do Brasil e descubra qual deles é o mais adequado para o seu tipo de empresa Os regimes tributários são essenciais para manter as empresas funcionando corretamente sem nenhum tipo de problema. Por isso, é…
Mercado

As modalidades de crédito certas para cada cliente

5 Min leitura
Conheça as principais modalidades de crédito e qual a melhor para cada tipo de cliente de acordo com o seu perfil e sua necessidade. Existem diversas modalidades de crédito no mercado, cada uma com suas características, vantagens e finalidades. A…