Os melhores sistemas do mercado para o correspondente bancário
Consignado

A importância das ferramentas de automação para o Correspondente Bancário vender mais.

5 Min leitura

As ferramentas de automação são excelentes alternativas para facilitar a rotina do Corban e aumentar as suas vendas.

O mundo mudou, se conectou e evoluiu, com todas essas mudanças o mercado consignado também teve que se adaptar. Por isso, o método manual não é mais eficaz para captar clientes conectados. Os empreendedores que não acompanham as mudanças tecnológicas ficam para trás, seja qual for o segmento em que atuam. 

O correspondente bancário já percebeu que os velhos métodos manuais, de ligar ou enviar mensagens individualmente, não funcionam como antes. Para continuar se mantendo competitivo no mercado é necessário investir em automação de processos. 

Mas não se preocupe, explicaremos mais sobre esse tema nesse conteúdo.

Separamos alguns sistemas que os Corbans podem utilizar para vender cada vez mais. 

Separamos alguns sistemas que os corbans podem utilizar

Podemos classificar os sistemas em quatro categorias:

  • Sistemas de higienização e enriquecimento: auxiliam no processo de atualização e busca de informações assertivas sobre os clientes;
  • Sistemas de captação: atraem e selecionam clientes em potencial;
  • Sistemas de negociação: auxiliam o correspondente bancário a dar continuidade ao atendimento dos leads captados e ainda fazer follow-up dos atendimentos;
  • Sistemas de pós-vendas: permitem que o correspondente controle e faça a gestão da sua carteira e de todo o processo de operação.

O que são ferramentas de mailling?

Para ter uma prospecção eficiente, é imprescindível ter uma boa base. Isso significa que, mesmo com robôs e discadoras de boa qualidade, sem mailing ficará difícil ter resultados expressivos. Para isso, algumas ferramentas são eficazes utilizando sistemas de captação. Algumas empresas de dados são especializadas em atualizar informações de clientes, fornecendo uma base enriquecida para você fazer a captação com mais assertividade.

O que são sistemas de enriquecimento?

O sistema de enriquecimento é responsável por auxiliar o processo de atualização de base dos clientes que o correspondente já possui. Portanto, se o Corban já possui uma base de telefones desatualizada, o sistema conseguirá abastecê-la com dados atualizados. Dessa forma, a equipe não perde tempo e nem oportunidades de contato.

O que são sistemas de higienização?

O sistema de higienização, como o próprio nome sugere, faz a limpeza dos dados da sua base, substituindo-os por novos e atualizados. Esse sistema traz informações como: contratos, margem e os produtos financeiros disponíveis para o cliente.

Com isso, é possível ter acesso a uma base atualizada, que vai otimizar os processos, filtrando os clientes com mais potencial de venda.

O que são sistemas de captação?

Conheça algumas ferramentas utilizadas para captar novos leads.

Discadora automática

A mais utilizada no mercado de crédito consignado é a discadora automática. Fazer ligações manualmente ficou para trás nesse segmento, com essa ferramenta é possível fazer muitas ligações ao mesmo tempo, direcionando ao atendente apenas os clientes que atenderem, otimizando todo o processo. 

Mas, é importante escolher uma discadora de qualidade, ter uma base de dados extensa e uma equipe grande para dar conta de atender todos os clientes.

Além disso, é fundamental ter um colaborador exclusivo todo o tempo para receber as ligações. Geralmente, essa opção é utilizada por call centers maiores.

Disparo de SMS em massa

As mensagens SMS são excelentes alternativas para impactar clientes, mas enviá-las, manualmente, pode ser um processo demorado e trabalhoso. Por isso, utilizar uma ferramenta de envio de SMS pode facilitar a rotina dos correspondentes bancários.  Esse é um sistema com um custo um pouco maior, pois a cobrança é feita por envio. Portanto, é necessário analisar a possibilidade para que o retorno seja efetivo. Tudo vai depender de cada base, mas geralmente são de 5 a 30 mil envios. Além disso, a ferramenta não necessita de muito trabalho para operá-la. A mensagem pode ser enviada com algum texto para o cliente retornar, ou até mesmo com um link para clicar e entrar em contato com a equipe. 

Outro fator importante é que, a ferramenta ainda fornece informações com a quantidade de clientes que clicaram e retornaram a mensagem. Através de dados como estes, é possível entender melhor sobre o perfil do cliente e o interesse dele no produto ofertado. O principal objetivo de utilizar essa ferramenta é captar o maior número possível de leads com mais rapidez e agilidade.

URA Reversa

URA é um robô que efetua diversas ligações e quando os clientes atendem as chamadas, ouvem uma mensagem gravada. Dessa forma, tem o mesmo objetivo da discadora, porém, com essa alternativa da gravação. A URA reversa é uma ótima alternativa  para os correspondentes que não querem fazer investimentos muito altos, mas desejam otimizar e profissionalizar o processo de captação.

Para obter bons resultados com essa ferramenta é necessário abastecer a URA diariamente com um mailing qualificado, analisar relatórios e ter um processo eficiente.

A ferramenta que mais traz retorno positivo são aquelas que não esperam o cliente responder “alô”, já disparando logo a mensagem.

Além disso, é importante que a URA envie SMS para o cliente com um link que o direcione para o WhatsApp da empresa do correspondente.

Esta é uma excelente alternativa para quem tem operações menores.

Disparo em massa no WhatsApp

O WhatsApp não poderia ficar de fora, não é? Um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo e o segundo mais utilizado no Brasil, é uma ótima opção para captação. Porém, é necessário utilizar uma ferramenta de prospecção para enviar mensagens em massa automaticamente. Perfeito para quem não deseja fazer captação por meio de ligações. Essa ferramenta é ideal para os correspondentes que trabalham sozinhos, por exemplo.

O que são sistemas de negociação?

Depois de utilizar tantas ferramentas para atrair clientes, é necessário uma ajudinha extra para gerenciar a grande demanda. Portanto, conheça alguns sistemas de negociações para ajudar nessa etapa.

Sistema de consulta

Este sistema é fundamental no dia a dia do Correspondente Bancário, pois fornece dados necessários para identificar possibilidades de negócios em potencial. Assim é possível oferecer a ele as melhores opções para o seu perfil.

Mas é importante confirmar as informações nos órgãos que administram os benefícios, como: MEU INSS, Portal SIGAC e entre outros. Dessa forma, o correspondente garante precisão nos dados utilizados.

CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso significa que o CRM é uma espécie de centro de relacionamento, responsável por auxiliar o correspondente bancário e suas equipes, no processo de gerenciamento da carteira de clientes. Através de uma base de dados qualificada é possível fazer consultas para entender de maneira aprofundada o perfil e a necessidade do cliente, para na hora certa oferecer o produto ideal para ele.

ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou em português, Planejamento dos Recursos da Empresa, trata-se de um software de gestão empresarial que possui todas as informações de forma integrada e inteligente em uma única ferramenta. O ERP é um sistema complexo, que oferece uma série de recursos e por conta disso, pode ser mais caro. Esta é uma ferramenta indicada para operações maiores. Conheça um pouco da versatilidade da ERP:

  • Acompanhar a averbação e pagamento dos contratos;
  • Controlar em que banco e para que usuário as propostas foram incluídas;
  • Agendar o retorno dos saldos de portabilidade;
  • Gerir pagamentos;
  • Controlando o comissionamento;
  • Administrar o volume de vendas;
  • Acompanhando os resultados;
  • Gerindo as metas da sua equipe.

A ferramenta ERP é completa, sendo uma excelente alternativa para fazer de maneira inteligente e integrada, o controle do fluxo de trabalho entre as áreas, facilitando todo o processo da empresa.

Vale lembrar, que a Bevi tem como prioridade cumprir todas as regulamentações exigidas pelos órgãos pertinentes e, sendo assim, reitera que nossos parceiros utilizem apenas leads ou listas que foram disponibilizadas pelos bancos ou empresas que, sabidamente, obtiveram o consentimento do titular para compartilhamento destes dados. Isso porque, a compra de listas com contatos sem a devida permissão é uma prática que fere a Lei Geral de Proteção de Dados, portanto, caso utilizem desta prática, podem ser passíveis de penalidades.

O Bevipentágono é uma plataforma da Bevi, que oferece todas estas ferramentas, desenvolvidas para facilitar a rotina do Corban e aumentar seus resultados de maneira expressiva.

O Bevipentágono é uma plataforma da Bevi, que oferece todas estas ferramentas, desenvolvidas para facilitar a rotina do Corban e aumentar seus resultados de maneira expressiva.

Conheça a nossa variedade de ferramentas

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