O empréstimo consignado é uma modalidade de acesso ao crédito que oferece condições que facilitam a vida de muitos brasileiros. Toda essa relação é intermediada pelos correspondentes bancários, que são a ponte entre o cliente e a instituição financeira durante todo o processo de obtenção do crédito.
Mas além do benefício social, você já parou para refletir sobre a relevância do empréstimo consignado e o significado dele para a economia brasileira como um todo? É sobre isso que vamos falar neste texto.
Continue a leitura do conteúdo e saiba como o empréstimo consignado impacta não só o consumidor, mas a economia a nível nacional!
Empréstimo consignado: significado para a nossa economia
Em “Crédito Consignado: Dinâmica e Ampliação das Condições de Financiamento”, as autoras Giulia Xisto de Oliveira e Danielle Kaus Dottos explicam que, após a implantação do Plano Real, efetuada em 1994, os sistemas bancários passaram por melhorias e tiveram seu nível de sofisticação aumentado.
No entanto, foi em 2003 que “devido a menor volatilidade macroeconômica e de estabilidade na política econômica, os bancos reverteram sua política, expandindo a oferta de crédito”. Dentro desse contexto, surgiu o chamado crédito consignado.
Regida pela Lei nº. 10.820, de 17 de dezembro de 2003, a modalidade possibilita até hoje que trabalhadores com carteira assinada, mas também aposentados e pensionistas, obtenham empréstimos cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.
Dados do “Relatório de Economia Bancária 2023” (REB), produzido pelo Banco Central do Brasil (BCB), apontam que “a portabilidade de crédito voltou a crescer, atingindo patamares semelhantes aos observados em 2018, com destaque para o crédito consignado”.
Mais de duas décadas depois, graças à capacidade de impulsionar tanto o consumo quanto a produção, o empréstimo consignado tem se fundamentado como uma ferramenta significativa na economia nacional.
Benefícios econômicos do empréstimo consignado
É importante compreender, ainda, que o empréstimo consignado apresenta diversos benefícios não só para os consumidores, mas também para as instituições financeiras e à economia brasileira como um todo.
Listamos, a seguir, as principais vantagens dessa modalidade de crédito para o desenvolvimento do país.
Acessibilidade ao crédito
Como no empréstimo consignado as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor, o que permite que as instituições ofereçam taxas de juros mais baixas.
Essas características fazem com o que a modalidade seja mais acessível e viável para trabalhadores formais, servidores públicos, aposentados e pensionistas, facilitando a inclusão financeira dessas classes.
Esse benefício se dá especialmente no caso de pessoas que podem enfrentar dificuldades de acessar outras linhas de crédito, especialmente por conta de restrições.
Estímulo ao consumo
O empréstimo consignado aumenta o poder de compra dos brasileiros, o que eleva o consumo de bens e serviços, impulsiona a demanda interna e contribui para o crescimento econômico do país.
Impulso à economia em momentos de crise
Manter o fluxo de consumo é importante em qualquer período, mas especialmente nos de crise econômica ou até mesmo durante recessões.
Nesse sentido, o crédito consignado se torna uma ferramenta extremamente útil para manter a atividade econômica e evitar que a confiança do consumidor seja afetada.
● Leia também: Entenda a importância da Taxa Selic para o Empréstimo Consignado
Fomento à formalização do trabalho
Ao ser oferecido para trabalhadores formais, o empréstimo consignado pode servir como um incentivo à formalização de empregos no Brasil, já que autônomos e informais, ao perceberem a facilidade de acesso ao crédito, podem se sentir motivados à formalização.
Estabilidade financeira para aposentados e pensionistas
O empréstimo consignado pode colaborar com a qualidade de vida de aposentados e pensionistas que, muitas vezes, podem precisar de crédito para complementar necessidades, resolver emergências ou realizar investimentos.
Fomento ao setor bancário e financeiro
Graças aos menores índices de inadimplência e a alta demanda, os empréstimos consignados fomentam bancos e instituições financeiras, gerando lucros mais estáveis para o setor.
Além disso, como a modalidade é uma forma de crédito a longo prazo, com parcelas fixa, ela ajuda a criar uma base de consumidores com maior estabilidade financeira, o que pode ajudar a elevar as transações bancárias e a manter um relacionamento contínuo dos clientes com as instituições financeiras.
Maior oferta de crédito no mercado
O aumento no volume de empréstimos consignados colabora com a expansão do crédito no mercado financeiro brasileiro. Assim, o crescimento econômico é estimulado — especialmente em setores que dependem de consumo imediato.
Impacto positivo no PIB
Ao estimular o consumo, aumentar as vendas no comércio e na indústria, estimular as empresas a investirem mais, aumentar a circulação de dinheiro e, consequentemente, a expansão do crédito e da atividade financeira do país, os empréstimos consignados afetam de forma positiva o PIB.
Desburocratização do crédito
Justamente por ser menos burocrático e mais rápido, o empréstimo consignado tem uma carga administrativa menor para os consumidores e para as instituições financeiras.
● Você pode gostar de: Cartão Benefício — a modalidade que revolucionou o mercado consignado
Esses são apenas alguns dos benefícios do empréstimo consignado para a economia brasileira.
Agora que você já sabe como essa modalidade de crédito impacta diretamente o desenvolvimento do país, confira mais textos sobre o tema no Blog Bevi e continue aprofundando seu conhecimento a respeito de consignados! Para isso, basta clicar no banner abaixo.