Pessoa carimbando papeis
Mercado

Certificações para correspondente bancário: saiba tudo sobre elas

3 Min leitura

Para ser correspondente bancário, é necessário algumas certificações para comprovar o conhecimento técnico e especializado sobre o mercado financeiro

O que são as certificações para o Correspondente Bancário?

A carreira de Correspondente Bancário vem crescendo cada vez mais, mas para exercê-las é necessário algumas certificações. Diante disso, para compreender a importância dos certificados, podemos usar como exemplo os diplomas, mas com tempo determinado, já que as certificações devem ser renovadas a cada período específico de tempo. Contudo, se você deseja se tornar um correspondente, saiba que será preciso se especializar e mais do que isso, atestar seus conhecimentos através dos certificados. Por isso, entenda melhor cada uma delas e por onde começar.

Quais as certificações e entidades certificadoras?

As certificações para correspondente bancário são obtidas através da realização de uma prova que possui conteúdo referente ao mercado financeiro. As entidades certificadoras são as responsáveis pela aplicação desta prova. Vamos citar agora as principais e mais renomadas entidades:

  • ANEPS (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País;
  • FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos);
  • ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

Segundo os termos da Resolução nº 3.954 de 24 de fevereiro de 2011, existem três certificações obrigatórias, são elas: 

  • Certificação Consignado;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT);
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Entretanto, as demais certificações são específicas para o tipo de produto financeiro que o correspondente deseja oferecer. 

Certificações oferecidas pela ANEPS:

  • Certificação Plus (Consignado, CDC e Veículo);
  • Certificação Completa (Consignado, Imobiliário, CDC e Veículo);
  • Certificação para Crédito Consignado;
  • Certificação para CDC e Veículo;
  • Certificação para Crédito Imobiliário;
  • Certificação para Microcrédito;
  • Certificação para Crédito Agrícola.

Dessa forma, para a realização destas provas é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído no mínimo até o 5° ano do ensino fundamental, aceitar as regras impostas pela certificadora responsável pela prova, possuir computador ou smartphone para realizar a avaliação que é totalmente on-line.

Certificações oferecidas pela FEBRABAN:

  • FBB-110: certificação voltada para o crédito consignado;
  • FBB-120: certificação para lidar com crédito direto ao consumidor; 
  • FBB-130: certificação com foco no financiamento de veículos;
  • FBB-100: chamada de “correspondente completo”, por se tratar de uma certificação única que certifica o Corban para oferecer: crédito consignado, direto ao consumidor e financiamento de veículos.

Certificações oferecidas pela ABECIP:

As certificações oferecidas pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, são mais focadas para os correspondentes que desejam oferecer crédito imobiliário. 

Quais as diferenças entre as certificações?

Carimbos em cima de uma mesa

Mas como já mencionamos, as certificações servem para comprovar os conhecimentos especializados do Correspondente Bancário. Diante disso, a principal diferença entre as certificações é o objetivo do Corban, quais os tipos de serviços financeiros ele quer oferecer. 

Entretanto, existem certificações específicas e como qualquer especialização, elas servem não só para garantir credibilidade e segurança, como para aperfeiçoar os conhecimentos dos correspondentes. Já que nessa área ser conhecedor do produto que está vendendo é fundamental, tanto para ter propriedade na hora de negociar, como para desempenhar com êxito suas atividades. Por isso, ele precisa saber em qual área deseja atuar e assim, escolher as certificações que mais se adequam a elas.

Qual certificação escolher?

Contudo, tudo vai depender de qual tipo de Corban você deseja ser, aquele especializado em um só produto ou um correspondente bancário que oferece uma variedade maior de produtos financeiros. Isso porque como já citamos existem certificações específicas para crédito imobiliário, crédito consignado, crédito para veículos, entre outras. Portanto, escolha aquela que mais se adequa ao seu perfil e a que mais supre a sua necessidade como correspondente. Mas lembrando que, as certificações têm prazo de validade e devem ser renovadas sempre que preciso.

Agora que você já sabe qual o primeiro passo para se tornar correspondente bancário, dê o segundo passo e se torne parceiro da maior promotora de crédito financeiro do país.

Acesse : www.bevioficial.com.br

Veja também

Veja também
Mercado

Cenário Econômico Nacional: dados atualizados e perspectivas econômicas para o país

3 Min leitura
Entenda mais sobre o cenário econômico nacional e as perspectivas, desafios e oportunidades para o futuro. Com uma recuperação gradual nos últimos anos, o Brasil atualmente enfrenta um ambiente de incerteza global, que influencia questões como inflação, taxa de juros,…
Mercado

Estratégias de marketing para vender mais empréstimos

4 Min leitura
Confira algumas estratégias de marketing para alavancar cada vez mais as suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. Quem não quer descobrir uma receita mágica para aumentar as vendas? O marketing pode ser essa receita, se bem aplicado…
Mercado

Regimes tributários: qual o melhor para a sua empresa

4 Min leitura
Conheça os três regimes tributários do Brasil e descubra qual deles é o mais adequado para o seu tipo de empresa Os regimes tributários são essenciais para manter as empresas funcionando corretamente sem nenhum tipo de problema. Por isso, é…