As vendas de cotas no sistema de Consórcios avançou 25,9% no 1º bimestre de 2025, enquanto os créditos contratados cresceram 39,9%. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o período foi marcado também pela quebra do recorde em participantes ativos, que atingiu 11,41 milhões em fevereiro.
Se você já atua no segmento ou pretende atuar, saiba que, com as estratégias de marketing para Consórcio corretas, a tendência é que esses números sejam cada vez mais potencializados.
Por isso, listamos neste conteúdo 10 dicas de marketing para corretores de Consórcio que vão te ajudar a chegar lá!
1. Eduque o cliente sobre o produto
Todas as suas estratégias de marketing devem ser guiadas por um propósito único: auxiliar o cliente a compreender mais informações sobre Consórcio e todos os detalhes que podem interferir positivamente na decisão dele na hora de optar pela modalidade.
Assim, quanto mais conhecimento você compartilhar com as pessoas, mais elas confiarão no seu negócio, garantindo que a sua credibilidade no mercado se estabeleça e se fortaleça dia após dia.
2. Crie conteúdo educacional
Uma boa forma de orientar e atrair possíveis clientes é desenvolvendo conteúdos educacionais. Por isso, este tópico não podia ficar de fora das nossas sugestões de dicas para vender Consórcio!
O segredo, aqui, é não pensar apenas em vender por vender. Nos seus canais digitais, trabalhe temas que agreguem valor ao seu público-alvo, fornecendo-lhes insights valiosos.
Crie um relacionamento de confiança que, ao final, levará o seu prospect até a fase de conversão. É preciso ter em mente que, muitas vezes, seus potenciais clientes não compreendem 100% sobre o universo de Consórcio.
Por isso, além da venda, o engajamento também é importante. A relação com o conteúdo educacional acaba se tornando uma preparação que pode fazer com que as pessoas se tornem mais interessadas na modalidade ou, pelo menos, estejam mais abertas a conhecê-la.
O Marketing de Conteúdo é a jornada ideal para isso. A partir de temas que façam sentido para o seu negócio, você pode planejar um calendário editorial e produzir posts para redes sociais como Instagram e Facebook, mas também investir em outros formatos, entre eles: e-mail marketings, blog posts, etc.
Essa estratégia ajuda a atrair pessoas mais qualificadas e faz com que o seu negócio seja visto como uma fonte informativa, ou seja, de confiança, sobre o nicho.

3. Reúna depoimentos de clientes
Uma boa estratégia de como vender consórcio online e, ainda, fortalecer o seu negócio, é coletando e compartilhando depoimentos reais de clientes que tiveram sonhos conquistados graças ao Consórcio. O nome disso é prova social.
As provas sociais auxiliam na construção de confiança com os clientes, geram autoridade e credibilidade, influenciam na decisão de compra e ajudam a eliminar possíveis objeções — as famosas incertezas!
4. Aposte em propostas personalizadas
Entenda as dores e os sonhos dos seus clientes e invista em propostas personalizadas, que condizem diretamente com os objetivos que eles possuem e que sejam financeiramente viáveis.
Por exemplo, se o sonho de alguém é fazer um mochilão pelo mundo, apresente uma proposta que demonstre como o Consórcio para viagem vale a pena e pode ser uma escolha vantajosa. O mesmo vale para quem deseja adquirir outro bem ou serviço.
5. Realize um atendimento consultivo
Uma boa abordagem para vender Consórcio está no atendimento consultivo! O atendimento consultivo tem como foco oferecer ao consumidor o que ele deseja exatamente no momento em que ele anseia por uma solução.
Aqui, o foco são as necessidades do consumidor, escutá-las e tentar resolvê-las. Seja empático, ouça com atenção; estude a situação e demonstre sua especialidade no mercado ao identificar a solução ideal para o seu futuro cliente.
Nenhum produto se vende sozinho, concorda? Portanto, investir em atendimento consultivo pode ser um grande diferencial no marketing do seu negócio, já que ele ajuda na fidelização dos clientes e traz mais estabilidade para o seu negócio.

6. Invista em postagens visuais atraentes
Apostar em postagens visuais atraentes nas redes sociais e outros canais de comunicação deve fazer parte da sua estratégia de marketing. Uma boa imagem pode ajudar na hora de captar a atenção do público, transmitir profissionalismo e aumentar as chances de conversão.
Como optar pelo Consórcio envolve planejamento financeiro e outra série de decisões, o primeiro contato do cliente com a sua marca precisa passar confiança — e o visual tem um papel central nisso.
Publicações bem elaboradas, com boa escolha de cores, tipografia legível e fotografias de qualidade, não só despertam interesse como também geram mais curtidas, comentários e compartilhamentos, aumentando o alcance da página de forma orgânica — ou seja, sem gastar nada.
Além disso, o Consórcio pode ser um produto complexo para quem não está familiarizado com ele. Por meio do uso de elementos visuais como infográficos, ilustrações e ícones, é possível facilitar a compreensão dos benefícios, regras, prazos e diferenciais da modalidade.
Isso torna o conteúdo mais acessível e aumenta a probabilidade de o seguidor se interessar e buscar mais informações sobre o produto.
Um padrão visual bem definido também contribui para o reconhecimento da marca, criando uma identidade sólida e fácil de lembrar — fortalecendo o que chamamos de branding. Com o tempo, o público passa a associar aquele estilo visual à empresa, o que fortalece a presença digital e a credibilidade no mercado.
7. Foque em anúncios segmentados
Se você está disposto a investir dinheiro em mídia paga, com o objetivo de impulsionar suas publicações nas redes sociais, ou até mesmo desenvolver campanhas via Meta Ads e Google Ads, é importante focar em anúncios segmentados para que a estratégia seja realmente assertiva.
Depois de agrupar seus possíveis consumidores, separe-os com base nos interesses, hábitos, idade, localização, gênero, profissão, sites visitados, compras realizadas, entre outros dados. Isso vai permitir que você compreenda os comportamentos das pessoas que deseja atingir, as características e interesses delas.

8. Faça lives e webinars
Apesar de terem ficado em evidência durante o período da pandemia, as lives continuam sendo uma boa estratégia de marketing digital para Consórcio também, já que criam conexão e trazem um sentimento de “real time”.
Nesse formato, existe uma grande tendência a atingir um número maior de pessoas, praticamente não há custos para realizá-las, além de serem uma excelente forma de responder dúvidas e perguntas sobre o Consórcio, garantindo que as informações mais relevantes do negócio sejam esclarecidas.
Mas é importante compreender a diferença entre as lives e os webinars. As lives são eventos de média duração realizados ao vivo em redes sociais como Instagram, YouTube ou Facebook. Ao passo que o webinar, que em tradução livre significa “seminário on-line”, é uma espécie de aula ao vivo, normalmente com duração de 60 minutos ou mais. Nos webinars, define-se um tema na intenção de dissecá-lo o máximo possível para o espectador.
O mais interessante é que, em ambos os meios, o espectador pode interagir em tempo real e enviar perguntas por meio de chats. Caso queira, também é possível convidar outras pessoas para participarem da live ou do webinar.
Ao final, o conteúdo pode ficar salvo, ser disponibilizado e até mesmo reaproveitado nas redes sociais por meio de cortes.
9. Programe campanhas sazonais
Aproveitar o gancho das datas comemorativas ao longo do ano, com certeza, é uma das estratégias que não devem ficar de fora do seu planejamento.
Períodos como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outros, carregam um forte apelo emocional e são boas oportunidades para trabalhar gatilhos que vão te ajudar a aumentar as vendas de Consórcio.
Essa também é uma forma de alinhar o seu planejamento com o do cliente, já que, em períodos específicos, o consumidor costuma traçar novas metas, especialmente materiais.
No começo do ano, por exemplo, é comum se preparar financeiramente para grandes decisões, como trocar de carro, construir um imóvel, realizar uma grande viagem, casar, começar uma nova faculdade, fazer um intercâmbio, etc.
10. Invista em automação de marketing
Existem muitas formas de garantir que a sua rotina na hora de vender Consórcio seja mais fluida e organizada ao aplicar estratégias de marketing, uma delas é investindo em automação.
A automação surgiu no marketing com o objetivo de ser um suporte eficaz na rotina de diversos segmentos e vai além de, simplesmente, contratar softwares com o objetivo de amenizar processos manuais.
Uma boa automação de marketing une as funcionalidades e praticidades das ferramentas à vontade de compreender como o público interage com o negócio nos diferentes canais on-line em que está presente.
A partir disso, é possível saber exatamente o interesse do lead, o estágio em que ele se encontra para, então, oferecer todas as informações que ele necessita a fim de guiá-lo na evolução do funil até chegar à venda, de forma automatizada.
A consequência desse processo, portanto, além de automatizar tarefas repetitivas, é garantir uma visão mais ampla da jornada do seu cliente.

11. Conheça a Bevipentágono
Aqui na Bevi, nos preocupamos em sempre trazer inovação e tecnologia a fim de facilitar e aperfeiçoar a rotina do nosso time interno, mas também externo.
Por isso, criamos a Bevipentágono. Uma plataforma que tem como objetivo otimizar e atender às necessidades diárias dos nossos parceiros, promovendo mais performance, facilidade e controle das operações.
Nela, é possível contratar com descontos expressivos sistemas que auxiliam em atividades de comunicação, como disparo de lembretes e avisos via SMS; discador automático; CRM para acompanhamento de propostas; além muitas outras opções de funções que vão te auxiliar da prospecção ao pós-venda.
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