MercadoSegurança

Certificação para Correspondente Bancário: guia completo

7 Min leitura

Além de ser uma exigência legal, a certificação para Correspondente Bancário agrega valor ao profissional ou à empresa correspondente, aumentando a credibilidade perante os clientes e as instituições financeiras, além de melhorar a qualidade do atendimento e abrir mais oportunidades de atuação no mercado.

Por isso, listamos neste conteúdo as principais certificações financeiras existentes e entidades responsáveis por emiti-las, além de dicas sobre como escolher a melhor delas para a sua carreira. Boa leitura!

O que é certificação para Correspondente Bancário?

O Correspondente Bancário é uma empresa ou profissional autorizado por uma instituição financeira, como um Banco, a prestar serviços financeiros básicos, principalmente em locais onde não há agências. 

Entre os serviços mais comuns oferecidos, pode-se listar:

  • Abertura de contas;
  • Propostas de crédito (como empréstimos e financiamentos);
  • Recebimento de boletos;
  • Contratação de seguros;
  • Emissão de cartões de crédito;
  • entre outros.

A carreira de Correspondente Bancário vem crescendo cada vez mais, mas para exercê-la é necessário algumas certificações. 

As certificações para Correspondente Bancário são exigências estabelecidas pelo Banco Central com base nas normas da Resolução nº 3.954/2011 e, mais recentemente, da Resolução nº 4.935/2021. Ambas determinam que as instituições financeiras são responsáveis por garantir que seus Correspondentes estejam devidamente treinados e certificados.

Art. 12. O contrato deve prever, também, que os integrantes da equipe do correspondente, que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.”

Sendo assim, as certificações têm o objetivo de garantir que os profissionais que atuam na área possuem, realmente, o conhecimento técnico necessário para oferecer serviços financeiros de maneira ética, segura e conforme as normas do sistema financeiro nacional.

Portanto, para exercer essa função legalmente, é preciso obter as certificações que, geralmente, são oferecidas por instituições regulamentadas.

Entidades que oferecem certificação para Corban

Os certificados de Correspondente Bancário podem ser variados, envolvendo apenas a função ou com foco em produtos específicos, como Consignado, Veículos, entre outros. Elas são obtidas por meio da realização de uma prova para Correspondente Bancário cujo conteúdo refere-se ao mercado financeiro.

As entidades que oferecem o curso de Correspondente Bancário são as responsáveis pela aplicação do teste. Entre as principais e mais renomadas, podemos listar:

  • Aneps: Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País;
  • Febraban: Federação Brasileira de Bancos;
  • Abecip: Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança.

Qual a certificação para Correspondente Bancário?

É possível escolher por conta própria a certificação Corban ideal para o seu objetivo profissional. Listamos abaixo exemplos de certificações oferecidas pela Aneps, Febraban e Abecip.

Certificações oferecidas pela Aneps

Fundada em 2001, a Aneps tem como objetivo congregar e defender os interesses das empresas do segmento de correspondentes em todo o Brasil. Pautada no desenvolvimento e na organização do ramo, no site da Aneps é possível encontrar uma série de certificações.

Certificação Completa + LGPD

Abrangente, esta certificação tem como foco uma atuação ampla em relação aos principais segmentos de crédito reconhecidos no setor, como Consignado, imobiliário e crédito direto ao consumidor (CDC). A opção é ideal para quem busca versatilidade no setor.

carimbo, clipes e papéis em cima de uma mesa
Para exercer a função de Correspondente Bancário, é necessário possuir certificações na área.
Certificação Consignado + LGPD

Tem como objetivo capacitar o profissional para atuar no mercado de crédito Consignado, a fim de auxiliá-lo com práticas e regulamentações seguras e de qualidade.

Certificação Veículo CDC + LGPD

Específica para quem visa atuar como crédito direto ao consumidor, esta certificação garante as ferramentas e os conhecimentos necessários para atuar com segurança e conformidade, seguindo as regulamentações.

Certificação Imobiliária + LGPD

Quem deseja trabalhar no ramo de crédito imobiliário, o curso Certificação Imobiliária + LGPD trabalha desde regulamentações e práticas oriundas do financiamento de imóveis.

Certificação para Microcrédito + LGPD

Esta certificação tem como propósito capacitar o profissional para atuar com pequenas operações de crédito, especialmente aquelas voltadas para empreendedores e negócios locais.

Certificação para Crédito Agrícola + LGPD

Como em profissionais do setor rural, esta certificação visa capacitar os interessados a oferecer soluções financeiras eficazes para o agronegócio. A opção abrange desde o financiamento agrícola até a gestão do crédito rural.

Certificação Plus + LGPD

Como o próprio nome sugere, a Certificação Plus é para quem deseja se diferenciar no setor, garantindo uma formação ampla e expandir seus conhecimentos nas áreas de veículos e crédito direto ao consumidor (CDC).

Certificações oferecidas pela Febraban

A Febraban tem como responsabilidade representar todo o setor bancário nacional. Fundada em 1967, a associação não tem fins lucrativos e auxilia no desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

FBB-100 Correspondente Completo + LGPD

Chamada de “correspondente completo”, esta opção trata-se de uma certificação Correspondente Bancário única que certifica o Corban a oferecer crédito Consignado, crédito direto ao consumidor (CDC) e crédito e financiamento de veículos.

FBB-110 Correspondente Consignado + LGPD

Busca garantir que os profissionais que atuam com Consignado estejam aderentes às melhores práticas de mercado para atuar na intermediação dessas operações.

FBB-120 Correspondente Crédito Direto ao Consumidor + LGPD

A opção tem como foco profissionais que desejam atuar na intermediação de operações que oferecem Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

FBB-130 Correspondente Financiamento de Veículos e Crédito Direto ao Consumidor + LGPD

Para atuar com operações de Crédito e Financiamento de Veículos, a Febraban oferece a Certificação FBB-130, atendendo às melhores práticas do mercado.

Imagem de uma mulher apertando a mão de um correspondente bancário cuja especialidade dele é financiamento de veículos.
A Febraban oferece cursos com foco nos Correspondentes que desejam atuar com financiamento de veículos.
FBB-310 Adequação de Ofertas de Produtos Serviços Ao Cliente (Suitability)

A certificação Suitability atesta para o mercado financeiro que o profissional está hábil e possui conhecimentos relacionados à adequação de produtos ao perfil do cliente atesta adequação de conhecimentos a respeito de produtos relacionados ao sistema Sistema Financeiro Nacional, leis e resoluções pertinentes a atividade, assim como princípios, objetivos e procedimentos de Suitability, Lei de Superendividamento e Autorregulação Febraban.

Certificações oferecidas pela Abecip

As certificações oferecidas pela Abecip são mais focadas para os correspondentes que desejam comercializar produtos de crédito imobiliário. Os exames são aplicados em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

  • CA-300: reconhece a capacidade técnica e a experiência do correspondente de crédito imobiliário;
  • CA-400: promove o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no atendimento de crédito imobiliário nas agências bancárias e plataformas de atendimento, bem como outros profissionais que buscam qualificação na área;
  • CA-600: obrigatória para profissionais que tenham contato com clientes e atuem exclusivamente na comercialização de produtos de crédito imobiliário.

Tanto os cursos CA-300, CA-400 quanto CA-600 contam com um módulo adicional de Habitação de Interesse Social (HIS). Opcional, ele visa atestar o conhecimento do Profissional Certificado em relação às operações de Crédito Imobiliário enquadradas nos Programas Sociais do Governo.

Imagem de uma pessoa usando um notebook. Na tela, está desenhada uma casa, representando o crédito imobiliário.
Os cursos da Abecip têm como propósito aperfeiçoar profissionais do setor financeiro do ramo imobiliário.

Diferenças entre as certificações para Correspondente Bancário

As certificações servem para comprovar os conhecimentos especializados do Correspondente Bancário. Diante disso, a principal diferença entre elas é o objetivo do Corban e os tipos de serviços financeiros que ele deseja oferecer.

O tempo de validade entre uma e outra certificação também pode variar conforme a instituição que oferece o curso e de acordo com a temática.

Entretanto, existem certificações específicas e, como qualquer especialização, elas servem não só para garantir credibilidade e segurança, como para aperfeiçoar os conhecimentos dos correspondentes. Já que nessa área ser conhecedor do produto que está vendendo é fundamental, tanto para ter propriedade na hora de negociar, como para desempenhar com êxito suas atividades. 

Por isso, é preciso saber em qual área deseja atuar e, assim, escolher as certificações mais adequadas.

Como tirar a certificação de Correspondente Bancário?

Para quem deseja se tornar um Corban, saiba que é preciso se especializar e, mais do que isso, atestar seus conhecimentos por meio dos testes, a fim de obter a certificação para ser Correspondente Bancário.

Dessa forma, para a realização destas provas é necessário ter mais de 18 anos, ter concluído, no mínimo, até o 5° ano do ensino fundamental, aceitar as regras impostas pela certificadora responsável pela prova e possuir computador ou smartphone para realizar a avaliação que é totalmente on-line.

Qual certificação Corban escolher?

Segundo os termos da Resolução nº 3.954 de 24 de fevereiro de 2011, existem três certificações obrigatórias, são elas: 

  • Certificação Consignado;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento de Terrorismo (PLDFT);
  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como você deve ter notado, grande parte das instituições já acoplam a certificação LGPD para Correspondente Bancário a outras certificações, mas também é possível realizá-las de forma individual.

Entretanto, é possível encontrar certificações específicas para o tipo de produto financeiro que o correspondente deseja oferecer.

Portanto, a resposta para essa pergunta vai depender de qual tipo de Corban você deseja ser: aquele especializado em um só produto ou um Correspondente Bancário que oferece uma variedade maior de produtos financeiros?

Isso porque, como já citamos, existem certificações específicas para crédito imobiliário, crédito Consignado, crédito para veículos, entre outras. 

Na dúvida sobre qual certificação escolher, Corban? Descubra qual tipo de Corresponde você deseja ser.

Sendo assim, escolha aquela que mais se adequa ao seu perfil e a que mais supre a sua necessidade como Corban. Mas lembrando que as certificações têm prazo de validade e devem ser renovadas sempre que preciso!

Agora que você já sabe o primeiro passo sobre como se tornar Correspondente Bancário, dê o segundo passo e se torne parceiro da maior promotora de crédito financeiro do país, a Bevi!

Veja também
Mercado

Conheça os tipos de empresa existentes: MEI, ME, SLU e EPP

9 Min leitura
Entre os tipos de empresas existentes, uma das modalidades mais comuns e populares é a de Microempreendedor Individual (MEI). Mas você sabia que existem outras possibilidades de constituir um empreendimento juridicamente, ou seja, outros tipos jurídicos de empresa? Entre as…
Mercado

Tendências e hábitos do novo perfil de consumidor para 2025

10 Min leitura
O perfil de consumidor mudou drasticamente nos últimos anos — e segue mudando! Esses novos comportamentos foram influenciados por diversos fatores, como é o caso dos avanços tecnológicos, da pandemia de covid-19 e da crescente preocupação com o meio ambiente,…
MercadoTecnologia e Segurança

Tipos de ferramentas de automação de marketing para Corbans

10 Min leitura
O mundo mudou, se conectou e evoluiu. Com todas essas transformações tecnológicas, o mercado de Consignado e todo o segmento financeiro também teve que se adaptar. Por isso, muitas atividades que eram feitas de forma manual pelos Corbans, não são…