O mundo mudou, se conectou e evoluiu. Com todas essas transformações tecnológicas, o mercado de Consignado e todo o segmento financeiro também teve que se adaptar. Por isso, muitas atividades que eram feitas de forma manual pelos Corbans, não são mais eficazes, especialmente na hora de prospectar clientes conectados.
A saída para seguir captando novos consumidores e fidelizando os que você já possui, é a automatização de processos. Por isso, neste artigo te ajudaremos a entender melhor sobre as possibilidades e a importância das ferramentas de automação de marketing, excelentes alternativas para facilitar a rotina e aumentar as vendas.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto! Antes, descubra o que são as ferramentas de automação de marketing.
O que é automação de marketing?
A automação vem do verbo automatizar, que significa agilizar e otimizar a produção dos serviços, ou seja, tornar um processo manual o mais independente da intervenção humana possível. Isso quer dizer que, com o auxílio da tecnologia, essa fase fica praticamente livre de erros humanos.
Nesse sentido, são consideradas ferramentas de automação de marketing os softwares ou sistemas que executam tarefas automaticamente. Elas são usadas para otimizar processos repetitivos e colaborar com a eficiência de um serviço.
Porém, é importante compreender que já vivemos em um mundo tão tecnológico que nos faz sentir falta da humanização. Diante disso, é fundamental aliar a automação à humanização. Mas como fazer isso? A resposta é simples: escolhendo as ferramentas certas e preservando o contato humano em algumas fases do processo.
Um exemplo prático: se você trabalha com o mercado de Consignado INSS, o principal público são idosos que, normalmente, precisam de mais atenção e paciência, um cuidado especial. Por outro lado, implantar ferramentas de automação garante eficiência e segurança nas operações, características essenciais nesse ramo.
Importância das ferramentas de automação para Corbans
Você deve estar se perguntando a respeito da importância das ferramentas de automação para o seu negócio. Nós te explicamos, a seguir, alguns motivos que fazem com que elas sejam indispensáveis para o dia a dia do seu negócio.
- Redução de custos: processos automatizados diminuem a necessidade de retrabalho e reduzem despesas operacionais.
- Redução de desperdícios: a automação permite um melhor controle de recursos, evitando desperdícios de tempo e matéria-prima.
- Redução de tempo: tarefas que antes demandavam horas podem ser executadas em minutos com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
- Aumento da produtividade: com processos mais eficientes, sua equipe pode focar em tarefas estratégicas e de maior valor.
- Diminuição de erros: a automação reduz falhas humanas, garantindo maior precisão nas operações.
- Aceleração do processo: com menos burocracia e mais eficiência, a automação agiliza fluxos de trabalho e tomadas de decisão.
Além desses benefícios, a automação é relevante pois proporciona maior competitividade no mercado, melhora a experiência do cliente e possibilita a escalabilidade do negócio.
Outro grande diferencial é o profissionalismo, já que uma empresa automatizada passa muito mais credibilidade do que fazer apenas operações de forma manual, pois é um sinal de que você acompanha as tendências do mercado e a realidade.
Tipos de ferramentas de automação de marketing
É possível encontrar no mercado uma ampla variedade de ferramentas de automação. Porém, podemos classificar os sistemas em quatro categorias:
- Sistemas de captação: atraem e selecionam clientes em potencial;
- Sistemas de higienização e enriquecimento: auxiliam no processo de atualização e busca de informações assertivas sobre os clientes;
- Sistemas de negociação: auxiliam o correspondente bancário a dar continuidade ao atendimento dos leads captados e ainda fazer follow-up dos atendimentos;
- Sistemas de pós-vendas: permitem que o correspondente controle e faça a gestão da sua carteira e de todo o processo de operação.
Confira os principais tipos e suas usabilidades a seguir.
Sistemas de captação
As ferramentas de automação com foco em captação têm como objetivo automatizar o processo de atrair, qualificar e converter leads (potenciais clientes).
Discadora automática
Com esse propósito, uma das mais utilizadas no mercado de Crédito Consignado é a discadora automática. A opção permite fazer muitas ligações ao mesmo tempo, direcionando ao atendente apenas os clientes que aceitaram a chamada, otimizando todo o processo.
Contudo, para um bom funcionamento, é importante escolher uma discadora de qualidade, ter uma base de dados extensa e uma equipe eficaz para atender a todos os clientes.
Além disso, é fundamental ter um colaborador exclusivo para receber as ligações. Geralmente, essa opção é utilizada por call centers maiores.
Disparo de SMS em massa
As mensagens SMS são excelentes alternativas para impactar e captar clientes, mas enviá-las, manualmente, pode ser um processo demorado e trabalhoso. Por isso, utilizar uma ferramenta de envio de SMS ajuda a facilitar a rotina dos correspondentes bancários.
Ao buscar por uma alternativa nesse sentido, é importante analisar se o retorno será realmente efetivo ou não.
Em relação aos disparos, tudo vai depender de cada base, mas geralmente são de 5 a 30 mil envios de SMS.

Além disso, a ferramenta não necessita de muito trabalho para ser operada. A mensagem pode ser enviada com algum texto para o cliente retornar, ou até mesmo com um link para que ele clique e entre em contato com a equipe.
Outro fator importante é que a ferramenta fornece informações com a quantidade de clientes que clicaram e retornaram a mensagem. Por meio desses dados, é possível entender melhor o perfil do seu cliente e o interesse dele no produto ofertado.
O principal objetivo de utilizar essa ferramenta é captar o maior número possível de leads com mais rapidez e agilidade.
URA Reversa
A URA é um robô que efetua diversas ligações e quando os clientes atendem as chamadas, transmite uma mensagem gravada. Dessa forma, tem o mesmo objetivo da discadora, porém, com a alternativa da gravação.
A URA reversa é uma ótima alternativa para os correspondentes que não querem fazer investimentos muito altos, mas desejam otimizar e profissionalizar o processo de captação via chamadas telefônicas.
Para obter bons resultados com essa ferramenta é necessário abastecer a URA diariamente com um mailing qualificado, analisar relatórios e ter um processo eficiente.
A ferramenta que mais traz retorno positivo são aquelas que não esperam o cliente responder “alô”, e já dispara a mensagem assim que a ligação é atendida.
Além disso, é importante que a URA envie SMS para o cliente com um link que o direcione para o WhatsApp da empresa do correspondente ou outra alternativa de contato posterior.
Disparo em massa no WhatsApp
O WhatsApp não poderia ficar de fora, não é? Um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo e o segundo mais utilizado no Brasil, é uma ótima opção para captação, especialmente para quem não deseja fazer captação por meio de ligações
Porém, é necessário utilizar uma ferramenta de prospecção para enviar mensagens em massa automaticamente. Essa alternativa é ideal para os correspondentes que trabalham sozinhos, por exemplo.
Ferramentas de mailling
Para ter uma prospecção eficiente, é imprescindível ter uma boa base. Isso significa que, mesmo com robôs e discadoras de boa qualidade, sem mailing fica difícil ter resultados expressivos.
As ferramentas de mailing nada mais são do que plataformas ou softwares utilizados para gerenciar o envio de e-mails em massa, geralmente para fins de marketing, comunicação corporativa ou engajamento de clientes. Elas permitem automatizar, personalizar e segmentar campanhas de e-mail, tornando a comunicação mais eficiente e direcionada.
Entre as principais funcionalidades das ferramentas de mailing podemos listar:
- Criação de listas de contatos: permitem organizar e segmentar os destinatários de acordo com critérios como interesses, localização e comportamento.
- Automação de e-mails: enviam mensagens automaticamente com base em gatilhos, como cadastro em um site, abandono de carrinho ou aniversário.
- Templates personalizáveis: disponibilizam modelos prontos para facilitar a criação de e-mails visualmente atrativos.
- Testes A/B: ajudam a identificar quais versões de e-mails geram melhores resultados.
- Relatórios e análises: monitoram métricas como taxa de abertura, cliques e conversões.
Busque empresas de dados especializadas em atualizar informações de clientes, fornecendo uma base enriquecida para você fazer a captação com mais assertividade.

Sistemas de enriquecimento
Os sistemas de enriquecimento são responsáveis por auxiliar o processo de atualização das bases de clientes existentes. Portanto, se o Corban já possui uma base de telefones desatualizada, o sistema conseguirá abastecê-la com dados atualizados. Dessa forma, a equipe não perde tempo e nem oportunidades de contato.
Sistemas de higienização
Quanto aos sistemas de higienização, como o próprio nome sugere, eles são responsáveis por fazer a limpeza dos dados da base, substituindo-os por novos e atualizados. Essa opção analisa informações como: contratos, margem e os produtos financeiros disponíveis para o cliente.
Com isso, é possível ter acesso a uma base atualizada, o que vai otimizar os processos, filtrando os clientes com mais potencial de venda.
Ferramentas de negociação
Depois de utilizar tantas ferramentas para atrair clientes, é necessário uma ajudinha extra para gerenciar a demanda. Portanto, conheça alguns sistemas de negociações que vão te auxiliar nessa etapa.
Sistema de consulta
Este sistema é fundamental no dia a dia do Correspondente Bancário, pois fornece dados necessários para identificar possibilidades de negócios em potencial. Assim, é possível oferecer a ele as melhores opções para o seu perfil.
Mas é importante confirmar as informações nos órgãos que administram os benefícios, entre eles: MEU INSS, Portal SIGAC, etc. Dessa forma, você garante precisão nos dados utilizados.
Ferramentas de CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management; em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso significa que o CRM é uma espécie de centro de relacionamento, sendo responsável por auxiliar profissionais e suas equipes, inclusive Corbans, no processo de gerenciamento da carteira de clientes.
Por meio de uma base de dados qualificada é possível fazer consultas para entender de maneira aprofundada o perfil e a necessidade de cada cliente. Assim, é mais fácil e estratégico ofertar para ele o produto certo na hora certa.
Ferramentas de ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning; em português, Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um software de gestão empresarial que possui todas as informações de forma integrada e inteligente em uma única ferramenta.
O ERP é um sistema complexo, que oferece uma série de recursos e, por conta disso, pode ser mais caro. Portanto, é indicada para operações maiores. Conheça um pouco da versatilidade da ERP:
- Acompanhar a averbação e o pagamento dos contratos;
- Controlar em que banco e para que usuário as propostas foram incluídas;
- Agendar o retorno dos saldos de portabilidade;
- Gerir pagamentos;
- Controlar comissionamento;
- Administrar o volume de vendas;
- Acompanhar os resultados;
- Gerir as metas da sua equipe.
A ferramenta ERP é completa, sendo uma excelente alternativa para fazer de maneira inteligente e integrada, o controle do fluxo de trabalho entre as áreas, facilitando todo o processo da empresa.

Como implantar a automação na sua empresa?
À medida que uma empresa cresce e os processos, consequentemente, aumentam na mesma proporção, fica inviável fazê-los manualmente. Por isso, implantar ferramentas que otimizem o tempo e a rotina do Corban, se faz necessário.
Sendo assim, a substituição de processos manuais por automatizados ou a implantação de softwares garantem todo o suporte necessário para os processos realizados por pessoas. Para fazer isso de forma eficaz, siga as etapas abaixo.
Analise os processos atuais
Antes de automatizar, é importante entender quais processos são manuais, repetitivos ou demorados. Faça um mapeamento das atividades do seu negócio para identificar pontos que podem ser otimizados.
Defina objetivos claros
Estabeleça metas para a automação, como reduzir custos, melhorar a produtividade ou aprimorar a experiência do cliente. Isso te ajudará a escolher as ferramentas certas e medir os resultados.

Escolha as ferramentas de automação adequadas
Por falar em optar pelas ferramentas certas, é importante ter em mente que existem diversas soluções disponíveis, dependendo da necessidade da sua empresa.
Treine sua equipe
A automação não substitui os funcionários, mas os ajuda a serem mais produtivos. Por isso, ofereça treinamentos para que sua equipe saiba usar as novas ferramentas da melhor forma.

Faça testes e ajustes
Antes de implantar a automação em toda a empresa, faça testes em pequena escala. Isso permite ajustes e correções para garantir que a implementação seja eficaz.
Monitore e otimize continuamente
A automação não é um processo estático. Acompanhe os resultados, colete feedbacks da sua equipe e faça melhorias constantes para garantir que as ferramentas continuem atendendo às necessidades do negócio.
Quais ferramentas implantar?
Como comentamos anteriormente, a escolha das ferramentas que serão implementadas vai depender da necessidade da sua empresa, pois existem inúmeras no mercado.
O Corban pode contar com estratégias de marketing, por exemplo, disparando mensagens via WhatsApp, SMS ou até ter a necessidade de optar por ferramentas de automação de e-mail marketing.
Os discadores de chamadas simultâneas também são uma opção, pois permitem que muitas chamadas sejam feitas ao mesmo tempo, contando com atendimento robotizado, dando andamento no processo até chegar em um operador ou fazendo todo atendimento até a finalização. A limpeza de base também é uma das opções que você pode implementar.
Há, ainda, algumas ferramentas que trabalham nas operações de itens específicos como a simulação rápida de produtos, entre eles: FGTS, contratos, portabilidade, refinanciamento, margem, cartão RMC, Cartão Benefício, Auxílio Brasil e Governo.

Atente-se à LGPD
Vale lembrar que a Bevi tem como prioridade cumprir todas as regulamentações exigidas pelos órgãos pertinentes. Sendo assim, recomendamos que nossos parceiros utilizem apenas leads ou listas que foram disponibilizadas pelos bancos ou empresas que, sabidamente, obtiveram o consentimento do titular para compartilhamento dessas informações.
Isso porque a compra de listas com contatos sem a devida permissão é uma prática que fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Portanto, os correspondentes que as utilizem, podem sofrer penalidades.
Conheça o Bevipentágono!
O Bevipentágono é uma plataforma exclusiva para parceiros Bevi, que oferece uma série de ferramentas pensadas para facilitar a rotina do Corban e aumentar resultados de maneira expressiva.
Com foco em performance, facilidade e controle de operação, por lá é possível encontrar soluções que vão otimizar seu tempo, melhorar seus resultados, permitir que você trabalhe com mais eficiência e, ainda, aprimore sua comunicação, tornando sua rotina mais moderna e segura.
Ao acessar o site bevipentagono.com.br e acessar a “Área do Parceiro” com o seu login, parceiro Bevi, você pode descobrir soluções de CRM, discadoras automáticas, mensageiros inteligentes, opções para gerenciamento de leads e muito mais. Clique no banner abaixo e confira!
