Linhas de crédito disponíveis no mercado
Crédito Pessoal

Linhas de crédito disponíveis no mercado

3 Min leitura

Tudo o que você precisa saber sobre as linhas de crédito, para escolher a opção mais vantajosa do mercado para o seu perfil

As linhas de crédito fazem parte do universo financeiro, que para muitos pode ser complexo. Apesar de ser um assunto simples, as linhas de crédito podem confundir muita gente. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para facilitar a vida de quem pensa em contratar um empréstimo.

O que são linhas de crédito?

Uma linha de crédito nada mais é do que um determinado valor liberado pelos bancos ou instituições financeiras para quem solicita um empréstimo. Dessa forma, de maneira simples, trata-se de um valor que o banco pode liberar com base no perfil de crédito do cliente que solicita.
Diante disso, a maioria das pessoas ao longo da vida vão se deparar com alguma linha de crédito em algum momento, seja cheque especial, cartão de crédito, um empréstimo, parcelamentos, crediários, financiamentos e muitos outros. Afinal, as linhas de crédito existentes são muitas, para todos os tipos de necessidade dos clientes. Portanto, existem linhas de crédito de maior ou menor valor, tudo vai depender do perfil do cliente, da forma de pagamento, das condições do financiamento, taxas de juros e outras possibilidades, que envolvem a escolha de uma linha de crédito. Existem muitas opções no mercado, para todos os gostos, bolsos e necessidades.

Quais os tipos de linhas de crédito?

As linhas de crédito já são pré-aprovadas, diferente dos empréstimos tradicionais que podem ou não ter o crédito utilizado por completo. Essa opção tem também um período maior que os empréstimos comuns.

Vale ressaltar que, cada banco e instituição financeira possuem suas próprias regras, por isso, é importante consultar a política de cada um antes de contratar uma linha de crédito.

Conheça as principais linhas de crédito do mercado:

  • Crédito pessoal;
  • Crédito imobiliário para a reforma, construção e compra de imóveis;
  • Crédito para veículos;
  • Crédito empresarial;
  • Crédito especial;
  • Crédito consignado.

Como funciona uma linha de crédito?

Assim como qualquer outro tipo de empréstimo, a linha de crédito pode ter muitas finalidades como: crédito extra, pagar dívidas, realização de planos e sonhos, entre outros.

Os créditos imobiliários, estudantis, automobilísticos e outros, são destinados a uso pré-determinado pelo banco, ou seja, o dinheiro emprestado pelo mesmo, só poderá ser utilizado para o fim definido antes de solicitar o crédito, por exemplo, empréstimo imobiliário só servirá para comprar um imóvel. Tirando essas exceções, a maioria das linhas de crédito dá total liberdade ao cliente. Dessa forma, as linhas de crédito que não são pré-determinadas garantem mais autonomia e liberdade para o cliente escolher a melhor maneira de utilizar o dinheiro.

Quem pode solicitar uma linha de crédito?

Quem pode solicitar uma linha de crédito?

Qualquer pessoa pode contratar uma linha de crédito, seja pessoa física ou jurídica. O que vai garantir a aprovação ou não, são os requisitos de cada banco ou instituição financeira, que geralmente envolve score de crédito, histórico de pagamentos, existência de outros contratos em nome do solicitante e entre outros critérios do perfil de crédito do cliente. Vale ressaltar, que a consulta no SPC e SERASA é comum na contratação de linhas de crédito, a menos que seja um empréstimo utilizando o FGTS e empréstimo consignado, que aceitam negativados. Porém, é necessário consultar as regras de cada banco. Existem ainda linhas de crédito destinadas especificamente para empresas como:

  • Financiamentos;
  • Crédito para capital de giro;
  • Empréstimo com garantia;
  • Antecipação de recebíveis;
  • Microcrédito;
  • Entre outras.

Como contratar uma linha de crédito?

É preciso entrar em contato com o banco, instituição financeira ou correspondente bancário autorizado. Porém, conforme o relacionamento do cliente com o banco se fortalece é bastante comum que o mesmo pré-aprove algumas linhas de crédito para o cliente, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais.

O que analisar ao contratar uma linha de crédito?

Com a necessidade dos brasileiros de buscar crédito extra aumentando, as linhas de crédito são excelentes opções para ajudá-los a sair do sufoco ou realizar um sonho antigo. Mas é importante analisar bem as possibilidades e pesquisar bastante as opções levando em consideração alguns critérios:

  • Taxas de juros menores, a mais vantajosa do mercado atualmente é o consignado;
  • Prazo de pagamento menor para acabar a dívida mais rápido;
  • Pesquise as melhores opções e tente não comprometer toda a renda mensal.

Agora é só escolher a melhor linha de crédito para a sua necessidade e aproveitar todas as vantagens.

Leia também

Veja também
Crédito Pessoal

Crédito Pessoal: dinheiro rápido e fácil para todas as pessoas

5 Min leitura
Crédito pessoal é uma das principais opções para quem precisa de dinheiro rápido e urgente. Crédito pessoal é uma das principais modalidades de empréstimo, ideal para quem precisa de dinheiro rápido e urgente. Como funciona o crédito pessoal? O crédito…