Tudo sobre Autorregulação Bancária e Auditoria Interna do Correspondente Bancário
Institucional

Tudo sobre Autorregulação Bancária e Auditoria Interna do Correspondente Bancário

4 Min leitura

Entenda tudo sobre as regras da Autorregulação bancária e a Auditoria Interna, para correspondentes bancários.

O empréstimo consignado é a principal modalidade oferecida por correspondentes bancários no país, por ser muito procurado pelo público que atende devido suas inúmeras vantagens. Por isso, cada vez mais o Banco Central e a FEBRABAN estão empenhados em garantir a segurança de quem contrata essa alternativa de crédito.

Uma das maneiras de fazer isso é através da Autorregulação Bancária, um conjunto de normas e leis, que orientam o correspondente bancário a trabalhar com responsabilidade e ética. Seguindo os seguintes princípios:

  • Ética e legalidade;
  • Respeito ao consumidor;
  • Comunicação eficiente;
  • Melhoria contínua.

Dessa forma, vamos explicar melhor sobre a Autorregulação Bancária e a Auditoria Interna, assuntos de extrema importância para quem faz parte desse mercado.

Por isso, se você é correspondente bancário ou está começando nessa carreira, continue a leitura e fique por dentro do tema

O que é Autorregulação Bancária?

O normativo mais recente editado pela FEBRABAN, entrou em vigor em fevereiro de 2022, o SARB 025/2021. Dessa forma, enfatizando o sistema de bloqueios de ligações, mais conhecido como o Não Me Perturbe. Além disso, passando a monitorar de maneira mais criteriosa as reclamações e o relacionamento com o cliente de maneira geral, implantando medidas de transparência para acabar com fraudes e abusos por parte das empresas.

A LGPD também é parte importante da Autorregulação Bancária, já que a proteção de dados é fundamental, sendo uma ocorrência grave qualquer captação ilícita ou tratamento inadequado de dados pessoais de clientes, sem a autorização prévia dos mesmos. Portanto, todos os bancos e instituições financeiras assumem o compromisso de colocar em prática a proteção e o tratamento correto de dados pessoais de todos os clientes.

O que é Auditoria Interna?

A auditoria interna é feita pela própria FEBRABAN, que é responsável por monitorar o comprimento da Autorregulação Bancária por parte dos correspondentes bancários. Realizando inspeções periódicas.

Por isso, é importante seguir todas as normas descritas na mesma, agindo dentro da legalidade, com responsabilidade e transparência.

Confira algumas das políticas da auditoria anual da FEBRABAN:

  • Política de reclamações/contestações e controle de qualidade;
  • Política de atendimento ao cliente;
  • Política de estornos;
  • Política de prevenção antifraude;
  • Política de segurança de informação;
  • Política de LGPD;
  • Política de compliance.

Vale lembrar, que os correspondentes bancários maiores podem ter que cumprir outras políticas integrais, determinadas pela própria FEBRABAN.

A auditoria é feita através de um questionário com questões variadas e separadas de acordo com as políticas descritas acima,  aplicado por consultorias sérias e renomadas internacionalmente, que precisa ser respondido pelos gestores da empresa. As respostas devem ser consistentes e relacionadas aos documentos apresentados. Fazendo ainda a comprovação do envio e do recebimento de uma política antifraude, pelos parceiros.

Outro fator importante é sobre a proteção de dados, neste caso, não basta apenas comprovar que existe uma política de privacidade e sim, atestar o processo completo de adequação, treinamentos, políticas de tratamento, uso e descarte, além do envio para os parceiros.

Portanto, é importante cumprir todas as exigências da FEBRABAN, através de políticas internas, treinamentos com os colaboradores e parceiros, e o principal realizar anualmente uma auditoria interna, para analisar a aplicação das políticas institucionais e com isso, não ser surpreendido pelo órgão, com o retorno do questionário. 

Não Me Perturbe

O relacionamento com o cliente é uma das principais áreas analisadas em uma auditoria, portanto, é fundamental cumprir todas as políticas e processo de formalização e implantação do Não Me Perturbe,  tanto por colaboradores como de parceiros, no caso das empresas B2B.

Governança

É muito importante analisar comissionamentos, regras e penalidades por infrações e operações fraudulentas. Identificando assim, os problemas e adequando as soluções.

Treinamentos

Neste mercado existem os treinamentos e certificações obrigatórias para atuar como correspondente bancário, portanto, é imprescindível estar atento a esses requisitos, orientando os colaboradores para sempre manterem em dia as certificações e os treinamentos.

Ferramentas

Todas as ferramentas utilizadas para facilitar a rotina do correspondente bancário devem estar dentro das normas exigidas pela LGPD. Além de estarem protegidas de possíveis fraudes e ataques cibernéticos.

LGPD

LGPD

Segundo a Lei 13.709/2018, a popular LGPD, é o principal foco da Autorregulação Bancária, garantindo que os bancos, instituições financeiras e promotoras de crédito cumpram todas as normas previstas em lei. 

Efetuando o tratamento dos dados de maneira correta, higienizando suas bases sempre que necessário e fazendo o armazenamento dessas informações de maneira segura.
Dessa forma, é essencial que as empresas sigam as normas previstas, já que o descumprimento dessas diretrizes podem ocasionar em penalidades e multas altíssimas, divulgação do nome da empresa na lista de não confiáveis pela própria FEBRABAN, além da suspensão permanente das atividades exercidas no mercado financeiro.

Vale ressaltar, que é necessário atuar de maneira idônea, responsável e transparente. Portanto, é importante que os correspondentes bancários atuem dentro das normas da Autorregulação Bancária, para que não haja problemas com a auditoria da FEBRABAN e assim, a empresa possa continuar exercendo suas funções normalmente. Não há como prever uma possível auditoria, mas ela acontece anualmente, por isso, esteja sempre preparado para ela, já que todas as empresas do mercado financeiro são fiscalizadas.

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